segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Educação Previdenciária: Abrapp oferece curso A Psicologia Econômica no ambiente da Previdência Complementar, em BSB, em setembro


OBJETIVO ESPECÍFICO
Pretende-se que ao final do treinamento, os participantes tenham adquirido e desenvolvido competências que lhes permitam:

Conhecer, de forma geral e específica, a Psicologia Econômica em sua origem, objeto de estudos e pesquisas científicas recentes.
Identificar os fatores cognitivos e emocionais envolvidos no processo de escolha e tomada de decisão.

Compreender o comportamento econômico dos participantes e potenciais participantes, enfatizando os erros de decisão que dificultam o comportamento de poupança no longo prazo.
Conhecer o conceito da Arquitetura de Escolhas como ferramenta de gestão para auxiliar as pessoas a maximizarem suas escolhas no curto e longo prazo.
Utilizar os fundamentos da Abordagem Colaborativa e da Descoberta Guiada como estratégias sensibilizadoras para a adesão, permanência e ajustamento do nível contributivo ao Plano.

PÚBLICO-ALVO
Profissionais com ou sem experiência, que buscam adquirir conhecimentos específicos vinculados às práticas das rotinas de trabalho, no relacionamento e nas estratégias de seguridade das Entidades Fechadas de Previdência Complementar.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Consumir, poupar, investir, endividar-se são exemplos de comportamentos econômicos realizados por seres racionais, porém, por vezes, a interferência de “atalhos mentais” e “armadilhas emocionais” resultam em escolhas equivocadas que desconsideram os reflexos ao longo prazo. Um dos motivos para isto acontecer é que somos muito mais motivados por aquilo que nos traz um retorno imediato do que por algo que nos proporcione vantagens futuras. 
O conceito vanguardista da Abordagem Colaborativa, fundamentada na Descoberta Guiada - estratégia orientada para a descoberta e o autoconvencimento -, estabelece que as estratégias de sensibilização para a adesão, permanência e ajustamento do nível contributivo ao Plano de Previdência Complementar não devem ser impositivas, é necessário conduzir os futuros e atuais participantes à construção de uma visão orientada para o futuro a partir do compromisso com escolhas econômicas sustentáveis no curto e longo prazo.

A ementa deste módulo abordará os tópicos elencados a seguir, não necessariamente na ordem como serão expostos:


  • O que podemos aprender com a união da Economia, Psicologia e Neurociências.
  • Como a Psicologia Econômica explica a impaciência para atingir metas de longo prazo.
  • Como a Psicologia Econômica explica a baixa adesão à Previdência Complementar no Brasil. Como o nosso cérebro toma decisões?
  • Os comportamentos inimigos da Previdência.
  • Por que as pessoas priorizam o presente e negligenciam o futuro?
  • Por que as pessoas precisam ser orientadas em suas decisões?
  • Como os gestores das entidades fechadas de Previdência Complementar podem melhorar as decisões econômicas dos atuais e futuros participantes.
  • A aplicação da Arquitetura de Escolhas como recurso para criar estratégias sensibilizadoras dos atuais e futuros participantes.
  • Os fundamentos da Abordagem Colaborativa e da Descoberta Guiada.
  • Persuasão e convencimento: gerenciando a razão e a emoção dos participantes. 


METODOLOGIA
O treinamento é realizado com base em metodologia de aulas expositivas, onde se busca adaptar os conhecimentos teóricos à realidade com a qual os profissionais se deparam ou poderão se deparar no dia-a-dia, face às funções que desenvolvam.

A aula tem caráter conceitual, sendo complementada com o uso de dinâmicas e de casos do cotidiano.

SERVIÇO
Associados: R$ 730,00 
Não Associados: R$ 1.460,00
Data: 20 de Setembro de 2017 das 09h00 as 18h00
Local: Ceres – Fundação de Seguridade Social
SHCN-CL 202 Bloco C - Asa Norte
Brasília, DF
Carga horária: 08 horas
Créditos: 08 créditos para o Programa de Educação Continuada – PEC (ICSS)
Especialista: Luciane Fagundes
Inscrição: neste link.

Fonte: UniAbrapp (11/09/2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".