terça-feira, 12 de setembro de 2017

TIC: Programa de R$ 450 milhões vai espalhar WiFi grátis pela Europa


O Parlamento Europeu aprovou nesta terça, 12/9, o programa “WIFI4EU” que vai financiar, inicialmente com 120 milhões de euros, ou cerca de R$ 450 milhões, a instalação de pontos de acesso gratuito à internet em parques, praças, bibliotecas e hospitais da União Europeia.
 
“As câmaras municipais e as entidades públicas podem instalar em espaços públicos, e terão financiamento para isso, conexões de alta qualidade. O objetivo é que numa aldeia no Alentejo ou numa zona periférica onde esse serviço ainda não é prestado, ou numa zona central de Lisboa em que esse serviço é fundamental mas não é ainda prestado e as pessoas precisam de aceder mas não têm condições econômicas, haja um acesso à internet de alta qualidade, com garantias, proteção de dados”, explicou o relator da proposta aprovada, o deputado português Carlos Zorrinho.

O programa é aberto organismos do setor público, como autarquias, bibliotecas, centros de saúde, etc. Os recursos serão para equipamentos e respetivas despesas de instalação dos pontos de acesso à internet, devendo os beneficiários suportar os custos de operação e assegurar a manutenção do equipamento durante, pelo menos, três anos. A expectativa é de que, até 2020, sejam instalados entre 6 mil e 8 mil desses pontos de WiFi, que devem ser gratuitos tanto a residentes como visitantes, com promessa de acesso simples e com segurança de dados. 

Fonte: Convergência Digital (12/09/2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".