segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Inovação: CPqD recebe prêmio de inovação pelo projeto da plataforma dojot para internet das coisas


O CPqD acaba de conquistar um reconhecimento importante pelo caráter inovador do projeto que resultou na plataforma aberta dojot, lançada neste mês de setembro: o Prêmio Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações, concedido pela Momento Editorial. A cerimônia de premiação aconteceu na noite de segunda-feira (25/09), em São Paulo, e marcou também o lançamento da edição 2017 do Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações.

O projeto da plataforma dojot rendeu ao CPqD o segundo lugar na categoria Fornecedores de Software e Serviços da publicação.
Além disso, o CPqD foi escolhido pelo júri de especialistas – que avaliou cerca de 150 projetos inscritos – para receber o Prêmio Especial de Tecnologia Nacional desta edição do Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações.

“A dojot é a primeira plataforma de código aberto voltada para o desenvolvimento de aplicações de Internet das Coisas com foco na realidade brasileira e com suporte local”, afirma Sebastião Sahão Júnior, presidente do CPqD. “A intenção é agregar empresas, startups e a comunidade de desenvolvedores IoT em torno dessa plataforma, facilitando a criação de um ecossistema nessa área no país e o desenvolvimento de soluções para diversos segmentos, como cidades inteligentes, agronegócio e a indústria, entre outros”, acrescenta.

Construída com base em ferramentas open source, a plataforma dojot faz parte de um projeto mais amplo, financiado pelo FUNTTEL (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e Finep, que vem sendo conduzido pelo CPqD em parceria com outras instituições de ciência e tecnologia brasileiras.

O Prêmio Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações é resultado de pesquisa junto a mais de cem empresas com atuação no mercado brasileiro, que indicaram produtos e serviços inovadores, em cinco categorias. A pesquisa envolveu todos os segmentos da cadeia produtiva das comunicações. Os produtos e serviços mais inovadores foram escolhidos por um júri de especialistas formado por representantes da academia, do governo, da sociedade civil e da Momento Editorial.

Fonte: Fatos - CPqD (27/09/2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".