quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Fundos de Pensão: Novo diretor da Polícia Federal promete reforçar equipe que investiga fraudes em fundos de pensão


Apenas uma delegada vem cuidando da Operação Greenfield
   
O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Fernando Segovia, prometeu reforçar a equipe de policiais que investigam desvios nos principais fundos de pensão do país, dentro da chamada Operação Greenfield. A promessa foi feita poucos dias após o anúncio de que ocuparia o cargo, a um grupo de procuradores da República no Distrito Federal que conduzem as investigações.

Segovia ouviu dos procuradores que somente uma delegada da PF vem cuidando das investigações da Greenfield e que essa mesma delegada acumula outros 160 inquéritos. Os integrantes do Ministério Público Federal (MPF) argumentaram que os inquéritos tratam de uma área sensível, em que aposentados estariam pagando do próprio bolso pelos desvios nos fundos de pensão.

O argumento teria convencido o novo diretor-geral da PF, que prometeu reforçar a equipe de delegados e policiais. Em maio, a Justiça aceitou a denúncia do MPF e tornou réus 14 investigados na Greenfield, entre eles ex-diretores do Funcef, ex-executivos da empreiteira Engevix e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto.

Os prejuízos estimados para o Funcef, somente neste caso, ultrapassam R$ 400 milhões. Outras investigações estão em curso, envolvendo Funcef e Petros, com prejuízo estimado em R$ 1,7 bilhão. A Greenfield investiga ainda prejuízos a Previ e Postalis.

As investigações tiveram início em 2014 e a primeira operação foi deflagrada em setembro de 2016. O modo de atuação é similar: cria-se um fundo de investimento e participação com cotas superavaliadas, posteriormente vendidas aos fundos de pensão.

Por meio da assessoria de imprensa, a PF afirmou que “o combate à corrupção continuará sendo uma prioridade” na atual gestão. “O reforço às equipes de investigação nas operações especiais será tratado na medida em que as demandas surjam”, disse a assessoria.

Fonte: O Globo (23/11/2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".