quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Fundos de Pensão: Funcef (Caixa) reduz meta atuarial para 2018 e mais de R$ 6 bi de reservas precisarão ser compensadas pelos participantes


A meta atuarial é a rentabilidade mínima da entidade para que ela consiga honrar seus compromissos

Passou quase despercebido. No fim da tarde da última sexta-feira (22), a Fundação dos Economiários Federais (Funcef) reduziu a meta atuarial de 5,5% para 4,5% em 2018. Trocando em miúdos, isso significa dizer que, em ano eleitoral, a entidade terá uma rentabilidade mínima menor para honrar seus compromissos.

A meta foi reduzida mesmo após os quatro planos de benefícios da fundação terem encerrado o terceiro trimestre deste ano com rentabilidade acima do esperado.

Há quem acredite que a redução é uma manobra para dar mais conforto aos gestores do fundo de pensão da Caixa, que se comprometerão com uma rentabilidade menor, cada vez mais próxima da oferecida pelos títulos públicos.

A zona de conforto, porém, tem um custo elevado. Mais de 6,6 bilhões de reais em reservas precisarão ser compensados. Esse valor pode sair do bolso dos participantes da Funcef.

Fonte: Veja (26/12/2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".