segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Sistel: Alteradas em dezembro 2017 as taxas atuariais de todos planos de previdência da Sistel, exceto o InovaPrev. Metas de todos planos PBS e Prev passam a INPC + 4,38% aa


Devido a reavaliação atuarial realizada no final do ano passado, todos planos de previdência da Sistel, exceto o InovaPrev, tiveram suas taxas mínimas atuariais alteradas e já entraram em vigor no mês de dezembro de 2017.

Normalmente a Sistel sempre comunica a seus participantes ativos e assistidos as mudanças de taxas atuariais, mas desta feita não houve qualquer aviso oficial, pelo menos aos assistidos. 

A alteração da taxa atuarial afeta diretamente os participantes ativos no cálculo de seus benefícios futuros. Quando a taxa se eleva, os benefícios futuros projetados dos planos Prev também são elevados e foi o que ocorreu com o plano CPqDPrev, que teve sua taxa aumentada de 4,35% aa para 4,38% aa.

No plano InovaPrev não houve alteração da taxa atuarial, que permaneceu em 4,38% aa. 
O cálculo do benefício futuro do plano PBS-CPqD não será alterado pela redução de sua taxa atuarial (de 5,00% para 3,80% aa), mas suas sobras certamente serão reduzidas. 
Para o PBS-A, onde a taxa foi aumentada de 4,33% para 4,38% aa, a tendencia é haver um aumento de suas sobras.

Cabe lembrar que quanto maior a taxa atuarial de planos CV maduros (ex. CPqDPrev), maiores serão os benefícios futuros dos participantes ativos, ocasionando maiores sobras do plano pela redução das reservas matemáticas, refletindo-se na maior segurança do plano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".