segunda-feira, 19 de março de 2018

Mundo: Portugal investe em alternativas para cuidar da população idosa


Mais da metade dos portugueses afirma que o envelhecimento está entre os maiores problema do país.

A conclusão veio de pesquisa com 25 mil portugueses de 17 a 71 anos feita pela Universidade Católica Lisbon School of Business and Economics. Diante de 50 temas listados por pesquisadores, os participantes citaram os 15 que mais os preocupavam —o sistema de Justiça aparece em segundo, com 54,3%.

O temor é justificado: quinto país mais envelhecido do mundo e oitavo com menor índice de fecundidade, Portugal tem multiplicado seu índice de envelhecimento —o número de pessoas com mais de 65 anos para cada grupo de 100 pessoas abaixo de 15. 

Em 1960, havia 27,3 idosos para cada 100 jovens. Em 2011, no último censo, havia 127,8. Dos 10,3 milhões de portugueses, 20% têm mais de 65 anos, segundo o Instituto Nacional de Estatística (no Brasil, em 2010, eram 7,4%).

As projeções do INE indicam que o processo de envelhecimento só vai se estabilizar em 2049, resultado da baixa natalidade somada à emigração da população.

O quadro é mais agudo em Lisboa, onde as pessoas acima de 65 são 25% da população. Na capital, parceria da Câmara Municipal (Prefeitura) com a Santa Casa de Misericórdia prevê o investimento de €140 milhões (R$ 565 milhões) em quatro anos em projetos dentro da Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável. 

“A internação não deve ser mais a primeira resposta ao desafio do envelhecimento. É preciso adaptar os horários ao ciclo de vida, evitar que as pessoas estejam muito tempo sozinhas”, diz o advogado Sérgio Cintra, 45, gestor da ação social da Santa Casa.

Fonte:  Folha de SP (19/03/2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".