terça-feira, 28 de agosto de 2018

Fundos de Pensão: Previc realizou seminário sobre boas práticas de auditoria


A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) realizou na semana passada seminário que trata das boas práticas de auditoria interna e independente em fundos de pensão, segundo comunicado da autarquia, o objetivo foi compartilhar experiências em auditoria nas principais entidades para a elaboração de um guia de melhores práticas sobre o tema.

Segundo comunicado enviado pela Previc, na ocasião, o diretor de fiscalização e monitoramento da autarquia, Sérgio Djundi Taniguchi, destacou os principais pontos de melhoria a serem trabalhados pelas entidades na questão da auditoria. Entre eles está a ausência e não adequação de documentos que tratem de aspectos formais e controles internos para escolha de determinados ativos. Também foram citados investimentos incompatíveis com a política de investimentos; análise superficial de riscos dos investimentos; e omissão no acompanhamento da atuação dos gestores terceirizados.

Também presente no seminário, Ricardo Cavalcanti, do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), disse que no momento de elaborar o novo relatório do auditor independente, o mesmo deve constar o planejamento, a execução de testes de controles e a conclusão. “Caso contrário, será difícil redigir o relatório, e ainda a redação dos principais assuntos de auditoria precisam ser exaustivamente discutidos com os órgãos da alta administração”, destacou.

Fonte: Investidor Institucional (27/08/2018)

Nota da Redação: Parece que a preocupação única da Previc é com os investimentos dos fundos de pensão, esquecendo-se dos graves problemas que giram em torno da governança dos mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".