quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Aposentadoria: Cresce mundialmente o movimento FIRE, de aposentar-se mais cedo com independência financeira


Carl Jensen teve o que chama de "despertar" em 2012. Ele trabalhava como engenheiro de software em um subúrbio de Denver, no Colorado, escrevendo códigos para um dispositivo médico. O emprego era de alta pressão: ele tinha que documentar todos os passos para a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA, e um erro de codificação poderia levar a danos ou até mesmo à morte dos pacientes. Jensen ganhava cerca de US$110 mil por ano e tinha benefícios, mas o estresse não parecia valer a pena.

Depois de um dia de trabalho especialmente brutal, ele fez uma pesquisa online: "Como me aposentar mais cedo?" E seus olhos se abriram. Ele conversou com a esposa e elaborou um plano: reduziram drasticamente as despesas e economizaram uma parte considerável de sua renda nos cinco anos seguintes, até que seu patrimônio líquido chegasse a cerca de US$1,2 milhão. Em 10 de março de 2017, Jensen ligou para seu chefe e deu o recado após 15 anos na empresa. Ele não estava exatamente desistindo. Havia se aposentado. E tinha 43 anos.

Embora a história de Jensen possa parecer excepcional, ele faz parte de um crescente movimento de jovens profissionais que estão bastante concentrados na ideia de abandonar seus empregos para sempre. Hackeando o seu caminho para a aposentadoria, vários integrantes da geração do milênio estão abraçando o chamado movimento FIRE – a sigla significa independência financeira e aposentadoria cedo – vendo-o como uma saída para um trabalho que suga sua alma e rouba seu tempo e para uma economia alimentada pelo consumismo.

Os seguidores do FIRE tendem a ser homens e a trabalhar na indústria de tecnologia. Grande parte da conversa em torno do FIRE, em quadros de avisos do Reddit ou blogs como o Mr. Money Mustache, gira em torno de cortar gastos: estratégias para aumentar a taxa de poupança para os consagrados 70%, dicas de viagens baratas por meio de cartões de recompensas de companhias aéreas, maneiras de economizar centavos no mercado.

Alguns praticam "lean FIRE" (frugalidade extrema), outros "fat FIRE" (mantendo um padrão de vida mais normal enquanto poupam e investem), e ainda outros "barista FIRE" (trabalhando meio período na Starbucks depois de se aposentar, para aproveitar o seguro saúde da empresa). Estar em "firing" é cortar as despesas para maximizar a poupança, ao mesmo tempo em que acumula investimentos que gerem renda suficiente para se sustentar. Ser "fired" é ter alcançado esse objetivo.

 - Muitas pessoas pensam que você é um hippie new-age - diz Jensen, que vendeu sua casa de quatro quartos e quatro banheiros, descobriu uma residência mais modesta e ampliou as contas para a aposentadoria enquanto estava se preparando.

Fonte:  Folha SP (19/09/2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".