segunda-feira, 10 de setembro de 2018

INSS: Saiba como antecipar a sua aposentadoria por idade


A falta de cumprimento da carência é o motivo que mais leva o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a negar pedidos de aposentadoria por idade.

A carência é diferente do tempo de contribuição, pois o instituto exige que tenha havido, de fato, recolhimento. O entendimento impede, por exemplo, a utilização do tempo especial convertido em comum ou o afastamento por problema de saúde para cumprir esse período mínimo.

Para a maioria dos segurados, será necessário comprovar 15 anos para garantir o benefício, além da idade mínima de 60 anos, para as mulheres, e de 65, para os homens. E para chegar antes ao benefício, o ideal é o segurado brigar pela inclusão de todo e qualquer trabalho no Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais).

Na aposentadoria por idade, o INSS só considera, para o cálculo da média salarial, grupos de 12 contribuições. Portanto, cada mês será importante.

É comum que atividades antigas estejam com falhas no Cnis, pois são anteriores à digitalização dos arquivos. Para garantir que esses períodos entrem na conta, o segurado precisa apresentar ao INSS documentos complementares, como holerites, contratos, cartão de ponto e até depoimentos de colegas da mesma época.

Fonte: Agora SP (09/09/2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".