terça-feira, 4 de setembro de 2018

Sistel: Resumo dos Assuntos tratados na Reunião do Conselho Deliberativo da SISTEL nº 190 de 30/08/2018


Resumo dos Assuntos tratados na Reunião do Conselho Deliberativo da SISTEL nº 190 de 30/08/2018

- Andamento dos trabalhos - A auditoria interna da Sistel apresentou o andamento dos trabalhos e demonstrou a pontualidade na sua execução cumprindo seu planejamento.

- Teste de aderência e premissas técnicas – Planos Previdenciais - A Mercer, empresa contratada para dimensionar os estudos atuariais; apresentou os testes de aderência e adequação, a metodologia aplicada e as hipóteses de todos os planos administrados pela Sistel. A Diretoria Executiva, após avaliar o trabalho apresentado e, embasada na aprovação do Conselho Fiscal, optou para a maioria dos planos, em manter, para o ano de 2018, o mesmo parâmetro utilizado em 2017.

 - Alteração regulamento TelebrasPrev – Foram deliberadas as alterações propostas no regulamento. O processo de início do fechamento do plano será encaminhado para a PREVIC.  Importante ressaltar que no período em que a Previc estiver analisando o respectivo fechamento, o plano continua aberto e, portanto, receptivo a todas novas adesões. Os dados populacionais deste plano, referência julho 2018, Participantes Ativos 300, Assistidos Aposentados 125 e Assistidos Pensionistas 13. (Referência – Relatório de Desempenho de Planos – Sistel).

- Status do PAMA – Foi apresentado o novo modelo de Gestão Jurídica PAMA/PCE. Neste modelo estão contidos, para os escritórios regionais contratados, incentivos para atuação no contencioso do PAMA objetivando uma geração de interesse no encerramento de demandas. A Sistel elaborou uma cartilha contendo noções básicas sobre o Plano de Assistência Médica, a fim de facilitar o entendimento das peculiaridades que distinguem o Plano de Assistência Médica da Fundação dos demais planos de mercado. O Home Care continua sendo solicitado através de demanda judicial e, alguns casos, são analisados com muito critério administrativamente.

- Modelo de gestão de TI – Foi reestruturada a área de TI, modernizando o quadro de funcionários, migrando o ambiente físico, proporcionando maior segurança nos dados de nossos assistidos e, consequentemente, gerando retorno financeiro positivo para a Fundação Sistel. O site de Backup foi adaptado com a mesma arquitetura do ambiente de produção.

- Desocupação do Prédio Afonso Pena – Este prédio, situado em Belo Horizonte, MG foi adquirido nos anos 80, portanto, com recursos financeiros dos próprios trabalhadores do sistema de telecomunicações. Hoje faz parte dos ativos do Plano de Benefício Sistel- PBS-A. Estava disponível para locação e/ou venda. Em 7 (sete) de setembro de 2017 foi ocupado pelo grupo Carolina Maria de Jesus do Movimento de Lutas nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). Em seguida a Sistel tomou todas as providências judiciais necessárias para a desocupação do prédio. Finalmente em julho de 2018 o referido prédio foi desocupado pacificamente. A Associação dos Aposentados em Telecomunicações de Minas Gerais- ASTAPTEL participou ativamente nesta luta somando esforços junto com a Sistel por entender que este patrimônio pertence aos aposentados e faz parte dos investimentos adquiridos pelos aposentados, sendo que, o resultado deste investimento é parte integrante do custeio do nosso benefício até o final dos nossos dias.

 - Status - Retirada Vazia de Patrocínio – STIC – (Planos InovaPrev e CPqDPrev) Conforme especificado no relatório referente à reunião do dia 20/04/2018 divulgado na ocasião, a PREVIC deliberou a conclusão de retirada de patrocínio da STIC, fundamentada na legislação vigente. – Instrução PREVIC nº 14 de 12/11/2014- Autorização e Retirada de Patrocínio.

- Apresentação Canais de atendimento – Novidades na Central de Relacionamento, a Sistel visando agilizar o atendimento aos assistidos implantará a partir de outubro de 2018 os recursos técnicos de WhatsApp e Chat Sistel. Neste mesmo mês a central 0800 estará adaptada para receber chamadas através de celular, atendendo reivindicação de todas as Associações.

-Avaliação de desempenho dos planos – Foram apresentados os resultados dos planos, sendo que todos estão superavitários.

- Outros Assuntos – Antes da reunião do CD, os conselheiros eleitos e o Presidente do Conselho ajustaram um novo agendamento para negociações de melhoria dos Planos Assistencial (PAMA) e Previdencial (PBS-A).

Relatório elaborado pelos conselheiros - Ezequias, Burlamaqui, Ítalo e Flordeliz.

Fonte: Fenapas (04/09/2018)

Nota da Redação: No relato acima muitos participantes e assistidos da Sistel sentiram falta de dois importantes assuntos que deveriam ser tratados nesta reunião: 
- modificações a serem implantadas no regulamento do plano PBS-A, inclusive quanto a forma de destinação dos superavits daquele plano;
- efeitos das decisões tomadas na última AGE da Fenapas junto a Diretoria Executiva e o Conselho Deliberativo da Sistel, inclusive sobre o desconto em folha do benefício Sistel referente as contribuições mensais dos assistidos em favor de suas respectivas Associações de Aposentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".