quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Fundos de Pensão: Após pedido da defesa, Procuradoria adia depoimento de Paulo Guedes sobre eventual prejuízos em fundos de pensão estatais


Depoimento estava marcado para esta quarta-feira (5); ainda não há nova data.

A Procuradoria da República no Distrito Federal atendeu a um pedido da defesa e adiou o depoimento que o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, prestaria nesta quarta (5).

Paulo Guedes é alvo de um inquérito que apura se ele causou prejuízos a fundos de pensão.

Nesta segunda-feira (3), Paulo Guedes cancelou uma viagem que faria à Espanha por recomendação médica. Ele participaria de um seminário para apresentar a agenda econômica do governo de Jair Bolsonaro.

Segundo nota divulgada pela assessoria do economista, Paulo Guedes cancelou a ida ao encontro em razão de uma infecção viral nas vias respiratórias.

Sobre o pedido de adiamento, a defesa de Paulo Guedes explicou que ele ainda se recupera da infecção (leia a íntegra da nota mais abaixo).

Fundos de pensão
Segundo o Ministério Público, fundos de pensão de estatais aplicaram em dois fundos de investimento administrados por uma empresa de Paulo Guedes e perderam R$ 200 milhões.

A suspeita é de que os investimentos dos fundos de pensão tenham sido aprovados sem análise adequada e tenham gerado lucros excessivos a Paulo Guedes.

Chamou a atenção dos investigadores que os quatro fundos de pensão que mais investiram com Paulo Guedes na época, Previ, Petros, Funcef e Postalis, são hoje alvos de operações de forças-tarefa, como a Greenfield, com foco nesta modalidade de investimento - o Fundo de Investimento em Participações (FIP).

O que diz a defesa
Quando o inquérito foi aberto, a defesa de Paulo Guedes afirmou que a investigação se baseia em um relatório "fragilíssimo", que tratou de apenas um entre quatro investimentos realizados pelo fundo.

Segundo a defesa, o relatório omite o lucro "considerável" que o fundo tem propiciado aos investidores, com perspectiva de ganhos de mais de 50% do valor investido.

Íntegra
Leia a íntegra da nota divulgada nesta terça-feira pela defesa de Paulo Guedes:
"A defesa do futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu hoje ao Ministério Público Federal para desmarcar o depoimento agendado para esta quarta-feira (5/12). O economista teve diagnosticada uma infecção viral, da qual ainda se recupera. Ele também cancelou sua participação em compromissos internacionais desta semana por recomendação médica."
No pedido, os advogados, além de colocar o ministro à disposição para quaisquer esclarecimentos, adiantaram que ele não participava das operações cotidianas de fundos de investimentos investigados, o que é competência de equipes técnicas. E destacam que os FIP’s sobre os quais será questionado foram altamente lucrativos para os fundos de pensão.

Fonte: G1 (04/12/2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".