segunda-feira, 29 de abril de 2019

Superavit PBS-A da Sistel: Saiba como encontra-se a negociação para liberação dos superavits de 2012, 2014 e 2015



Os conselheiros que vêm representando os interesses dos assistidos do PBS-A estão realizando uma intensa negociação com a SISTEL e as patrocinadoras.


Após muita argumentação, medidas positivas começam a se concretizar: em reunião extraordinária realizada no dia 18 de fevereiro, o Conselho Deliberativo aprovou uma alteração regulamentar no PBS-A para prever uma política de utilização do superavit.

As negociações vinham sendo travadas desde o ano passado, como mostram os relatórios sobre as reuniões do Conselho Deliberativo da SISTEL, que os conselheiros Italo José Portinari Greggio, Carlos Alberto de Oliveira Castro Burlamaqui, Ezequias Ferreira e Flordeliz Maria de Moura
Rios vêm realizando para manter todos os sistelados informados sobre as instâncias de decisão.

A proposta defendida por esses conselheiros é que o saldo positivo referente aos anos de 2012, 2014 e 2015 fosse utilizado para garantir os seguintes itens:

  • a quitação da contribuição de assistido, antes da distribuição do superavit dos anos de 2012 e 2014;
  • a liberação e pagamento de 50% do pecúlio ao assistido, desde que seja do interesse do mesmo, independentemente da idade;
  • o restante do montante pode ser pago em até 36 vezes, conforme previsto na legislação do setor;
  • a diminuição progressiva da coparticipação do PAMA a partir deste exercício e a garantia de oferta de um plano de saúde viável e de qualidade a todos.

Além de pensar medidas para utilização dos recursos acumulados de uma forma que beneficie o conjunto dos aposentados, a ideia é que a partir de agora a SISTEL adote uma política para compartilhar o superavit sempre que o PBS-A alcançar resultados positivos.

A redação do regulamento do PBS-A, aprovada pelo Conselho Deliberativo, prevê mecanismos e regras para utilizar o superavit e equacionar déficits. Detalhes das alterações propostas estão neste link.

Um quadro comparativo com as alterações propostas em destaque também está disponível na área restrita do site da Sistel. Dúvidas podem ser sanadas também pela central telefônica da fundação: 0800-602-1801.

Vale destacar que o texto aprovado pelo Conselho Deliberativo ainda deve ser submetido às Patrocinadoras e à PREVIC para aprovação. 
Os conselheiros eleitos para representar os interesses dos assistidos prometeram seguir compartilhando informações sobre este processo.

Fonte: Jornal da Astel-SP n. 9 e Grupo "Sistelados do Brasil" no Facebook (27/04/2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".