quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Aposentadoria: Por que os jovens estão guardando mais dinheiro para a aposentadoria que os hoje idosos?



Estudo internacional aponta que pessoas de 18 a 37 anos economizam em média 16% da renda anual, mais que as gerações anteriores

Um levantamento com mais de 25 mil respondentes de 32 países (incluindo o Brasil) aponta que pessoas de 18 a 37 anos se mostram mais preocupados com a aposentadoria. Eles guardam em média 16% da renda anual, incluindo recursos pagos por empregadores, para usar no futuro, aponta pesquisa da gestora Schroders.

As gerações que vão de 38 a 70 anos guardam entre 14% e 15% de tudo que recebem no ano para a aposentadoria. Considerando que os mais jovens têm mais tempo para fazer o dinheiro render e juntar, essa diferença de 1 ponto percentual entre as gerações acaba se tornando maior.

Os jovens também estão mais abertos a aumentar o capital investido.Entre eles, 97% concordou que poderia aumentar os investimentos, contra 82% das gerações anteriores. Apesar de serem mais suscetíveis a gastar por impulso e sofrerem mais de ansiedade, revela a pesquisa, o jovem também economiza mais.

Em entrevista ao portal do canal de notícias americano CNBC, a responsável pela área de pensões da Schroders, Sangita Chawla, afirma que os mais jovens foram exposto muito cedo às notícias sobre as crises dos fundos de pensão, como o que ocorreu na Europa, em países como Grécia e Espanha.

Uma projeção do Grupo dos 30, entidade internacional de análise econômica, estima que até 2050, haverá um déficit de US$ 15,8 trilhões nos fundos de pensão de países de todo o mundo.

Antes, os jovens, que eram maioria, contribuíam com as pensões dos mais velhos. Mas a pirâmide etária vem se invertendo. Com o envelhecimento da população, vários países estão em déficit para garantir subsistência básica aos mais velhos. Cortes vêm sendo feitos, assim como reformas previdenciárias.

Os mais jovens sabem que poderão contar cada vez menos com programas de pensão. Chawla também atribui o comportamento mais poupador ao efeito de anos de educação financeira. Ela afirma que as pessoas possam estar finalmente se tornando mais conscientes financeiramente.

Fonte: Valor Investe (20/11/2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".