quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Fundos de Pensão: FIDEF reúne com PREVIC por transparência e melhorias na legislação



A FIDEF – Associação Nacional Independente de Representantes Eleitos das Entidades Fechadas de Previdência Complementar congrega dirigentes e ex-dirigentes eleitos (diretores e conselheiros) das principais Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) no Brasil, com patrocínio estatal, a saber:


CELOS (CENTRAIS ELÉTRICAS DE SC)
CENTRUS (BANCO CENTRAL)
FAPES (BNDES)
FUNCEF (CAIXA ECONÔMICA FEDERAL)
FUNPRESP-EXE (PODER EXECUTIVO/LEGISLATIVO)
PETROS (PETROBRÁS)
POSTALIS (CORREIOS)
PREVI (BANCO DO BRASIL)
REAL GRANDEZA (FURNAS)

Em continuidade ao trabalho de atuação propositiva da FIDEF, no âmbito do Legislativo e do Executivo, buscando as alterações legais e regulatórias que visem coibir a ocorrência de novas irregularidades no segmento dos fundos de pensão, nos reunimos na sexta-feira, 01 de novembro, com o Superintendente Nacional da Previdência Complementar, Sr. Lúcio Rodrigues Capelletto, acompanhado pelos Diretores da PREVIC, Srs. Carlos Marnes e José Chedeak.

Na oportunidade, debatemos as questões relacionadas à atualização do Decreto 4942/2003; da regulamentação do disposto no artigo 71 da Lei Complementar 109/2001, que versa sobre transações entre partes relacionadas e conflitos de interesse, bem como sobre a atualização das regras de publicidade e transparência, atualmente vigentes para os fundos de pensão, conforme previsto no artigo 7o. da referida lei 109/2001.

Demonstrando sensibilidade para os temas e reconhecendo sua pertinência e relevância, esclareceu que está prevista, ainda para este ano, a edição da nova norma sobre transparência e publicidade para fundos de pensão, estando em discussão uma minuta de texto no âmbito do Conselho Nacional de Previdência Complementar – CNPC, havendo possibilidade de sua apreciação já ocorrer na próxima reunião do Conselho, considerando que o tema está pautado para a próxima reunião do CNPC, prevista para o dia 06 de novembro.

No tocante às demais matérias, indicou haver discussões sobre os temas no âmbito do Ministério da Economia, com expectativa para seu endereçamento em 2020, mas que considerou pertinentes os aspectos apontados e que serão levados em consideração quando da sua respectiva elaboração.

Continuaremos reportando aos participantes acerca da evolução desses assuntos, dando ampla publicidade quando da sua definição.

Fonte: Discrepantes (04/11/2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".