sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Fundos de Pensão: CNPC aprova resolução sobre transparência de informações voltada principalmente aos participantes ativos



Documento garantirá maior acesso e disponibilizará projeção de renda e simuladores de benefício aos participantes ativos

O Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) aprovou, nesta quarta-feira (4), resolução sobre a transparência de informações prestadas aos participantes e assistidos das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC).

Dentre as inovações propostas, a resolução estabelece que as EFPC sigam as seguintes diretrizes na divulgação de informações: o uso de linguagem clara e acessível, tempestividade e segurança da informação; recursos didáticos, como infográficos, tabelas e lâminas informativas;  e transparência ativa de informações, independentemente de solicitações, em local de fácil acesso no sítio eletrônico da EFPC, que passa a ser mecanismo central da divulgação das informações.

As entidades deverão fornecer, ainda, em suas páginas eletrônicas, informações como renda projetada e simulador. O objetivo da medida é ajudar o participante a visualizar de forma clara  as projeções de renda, acompanhar a evolução da sua poupança e permitir ajustes no seu planejamento previdenciário ao longo do período de acumulação para garantir o atingimento da sua meta de aposentadoria.

Para Paulo Valle, subsecretário do Regime de Previdência Complementar da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, a medida é fundamental para o planejamento de poupança a longo prazo dos participantes. “Hoje eles acessam informações sobre rentabilidade e sobre o quanto vão acumular, mas a maioria não tem ideia de quanto vai ganhar de benefício lá na frente. Há também pouca informação sobre os ajustes necessários nas contribuições, perfis de investimento ou data de aposentadoria ao longo da jornada de acumulação”, destacou Valle.

De acordo com Lúcio Rodrigues Capelletto, diretor-superintendente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), “o objetivo da medida é reduzir a assimetria de informações entre gestores e participantes, é uma agenda muito positiva”.

Fonte: Previdência (05/12/2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".