sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Inovação: Com a chegada do 5G, escolher o celular vai ficar ainda mais difícil



Aberta a temporada de lançamentos para 2020, consumidor terá que avaliar câmera, resolução, bateria, memória...

Foi-se o tempo que a resolução da câmera e o design eram as características mais importantes na hora de comprar um celular . Com o avanço da tecnologia e o advento da inteligência artificial, adquirir um smartphone de última geração significa estar atento a pelo menos uma dezena de especificações como a duração da bateria , os novos recursos na hora de tirar fotos, o tamanho da memória interna, o tipo de tela e o sistema de biometria para desbloquear o aparelho.

E a partir desta semana mais características vão ganhar espaço nos aparelhos, já que a Qualcomm e fabricantes iniciam a temporada de lançamentos para 2020, em evento nos Estados Unidos .

A expectativa é que novos aparelhos e processadores aumentem ainda mais seu poder de fogo com o crescimento do 5G, que  vai permitir o uso de novas aplicações já que oferece velocidade até 20 vezes maior em relação ao 4G atual. 

Em um momento em que já se fala de celulares com até nove câmeras, fabricantes investem na ampliação de recursos na hora de tirar fotos e fazer vídeos. A chinesa Xiaomi anunciou que vai lançar seu novo aparelho (chamado de Mi 10) com câmera que tem resolução de 108 MP.

A Samsung, por exemplo, conta com a tecnologia ToF, que consegue capturar imagens de um objeto em três dimensões e transformá-lo em uma animação virtual 3D.

- Os consumidores hoje não compram mais celulares. Ele compram as câmeras do celular. Por isso, já podemos falar em resolução de gigapixel e não mais megapixel. Os novos celulares com a nova linha de processadores vai permitir capturar imagens com mais qualidade. Tem ainda a possibilidade de fazer captura de imagens em 4K HDR (mais definição) — disse Alex Katouzin, vice-presidente e gerente-geral de celulares da Qualcomm Technologies, que anunciou o lançamento de três novos processadores. 

Segundo Bin Lin, co-fundador e vice-presidente do Conselho da Xiaomi,  o 5G cria a possibilidade de capturar imagens em super alta resolução.

-Essa é a nova era que vai permitir a interação entre usuários e aparelhos em relação a vídeos e áudio. O 5G vai combinar inteligência artificial com alta velocidade - afirmou Lin.

Além das câmeras, é preciso ainda atenção ao modelo de reconhecimento para o desbloqueio dos celulares. Além da biometria facial e da íris, empresas vêm investindo em sensores de digitais.

A Qualcomm, em parceria com as chinesas Oppo e Xiaomi, anunciou sistema (batizado de 3D Sonic Max) que permite reconhecer até duas digitais ao mesmo tempo e aumentou em até 17 vezes o espaço na tela que permite fazer o reconhecido pelos dedos.

Os usuários vêm se deparando ainda com tecnologias distintas na própria tela. Os displays hoje contam com diferentes versões usadas por empresas concorrentes para deixar a imagem mais nítida e brilhante. Depois da resolução em 4K, os novos processadores,  anunciados pela empresa americana já são capazes de filmar em 8K na palma da mão. 

— Da câmera ao GPS. A experiência vai continuar mudando.  Vamos ver celulares a partir do ano que vem reproduzindo vídeo com qualidade de cinema. Se a música mudou com o 4G, o vídeo vai mudar com o 5G — afirmou Cristiano Amon, presidente da Qualcomm. 

Alguns modelos também já permitem o carregamento sem fio de forma mais rápida. Para isso, é preciso  saber se o modelo vem com o chamado "wireless powershare", disponível em celulares da Samsung, como Note e Galaxy S. A Apple também permite recursos semelhante em seus iPhones.

- A área de design caminha junto com o desenvolvimento. Algumas inovações levam três meses e outras de seis a nove meses. Para o setor, isso pode parecer uma eternidade, já que todo dia tem aparelhos novos - explicou Marcel Campos, diretor global de marketing da Asus. 

Seis pontos na hora de comprar um celular 
Telas
- A tecnologia Amoled liga e desliga os pixels mais rapidamente que telas comuns, dando uma exibição mais fluida nos movimentos, permitindo mais brilho.  A Super Amoled é o avanço do Amoled, criando ainda mais nitidez. A tencologia retirou a camada de vidro na tela, tornando o celular mais leve.  Já a Tela IPS é uma variação da tecnologia LCD (Cristal Líquido), com a promessa de uma reprodução mais fiel das cores.

Resolução 
- HD é alta definição. O chamado Quad-HD aumenta em quatro vezes a resolução de uma tela. Alguns modelos contam com um recurso chamado HDR, que otimiza detalhes capturados em cenas escuras ou escondidos no brilho das cenas claras.

Reconhecimento
- Há opções de desbloquear o celular através da biometria facial, reconhecimento da íris, digital e agora é possível reconhecer até duas digitais ao mesmo tempo.

Bateria
- Veja a quantidade de mAH. Quanto maior o número, melhor a duração do celular. Alguns modelos contam com opção de carregamento sem fio.

Câmeras
- Veja o tipo de câmera. Há modelos com campo de visão de 45 graus, 77 graus e até com 123 graus (igual ao olhar humano). As resoluções entre as câmeras traseiras e frontais também variam, podendo chegar a 108 megapixels (MP).   

Sistema de som
- Alguns modelos tem até três saídas de alto-falante. Os modelos mais caros tem a tecnologia Dolby Atmos (plataforma que permite maior imersão entre som e conteúdo e hoje é comum em salas de cinema). Alguns modelos tem também recurso de som espacial, que imita o som de 360 graus. 

Fonte: O Globo (05/12/2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".