segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Fundos de Pensão: Previc atualiza guias de melhores práticas contábeis e atuariais



A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) está disponibilizando as atualizações de dois guias de melhores práticas, sendo um de Melhores Práticas Contábeis e de Auditoria e o segundo de Melhores Práticas Atuariais.
 
As atualizações incluem as recentes normativas abrangendo resoluções do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) e instruções da Previc tratando de assuntos atuariais e contábeis. 

O guia contábil aborda as melhores práticas no que concerne às provisões ativas e passivas, além de oferecer um referencial de melhores práticas de comitê de auditoria e auditorias interna, independente e de patrocinador, de forma a estimular a excelência na gestão e controle dos riscos inerentes à administração de planos de benefícios. 

Já o guia atuarial traz como principais novidades uma seção específica abordando os estudos técnicos de aderência de hipóteses atuariais, bem como orientações adicionais para o tratamento de planos com déficit a equacionar ou superávit a destinar. 

Além da atualização dos dois guias a Previc também publica um compêndio com perguntas e respostas sobre atuária da previdência complementar, com o objetivo de dirimir dúvidas das entidades e do público em geral quanto à interpretação e aplicação das normas atuariais, com referências diretas aos dispositivos da Resolução CNPC nº 30, de 2018, e a Instrução Previc nº 10, de 2018. Para acessar as publicações clique em cada linha que segue abaixo:

Guia de Melhores Práticas Contábeis e de Auditoria

Guia de Melhores Práticas Atuariais

Perguntas e Respostas sobre Atuária da Previdência Complementar

Resolução CNPC n. 30, de 2018

Instrução Previc n. 10, de 2018.

Fonte: Investidor Institucional ( 20/01/2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".