sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Fundos de Pensão: Previc vai apresentar atualização de novos Guias em seminário no dia 20 em Brasília



Para dar ainda mais brilho ao seminário Procedimentos e Controles na Elaboração das Demonstrações Contábeis do Exercício 2019 das EFPC, cuja primeira apresentação vai acontecer no próximo dia 20, em Brasília,
o evento contará com uma apresentação do Coordenador-Geral de Orientação de Atuária e Contabilidade da Previc, Christian Catunda, sobre a atualização tanto do "Guia Previc de Melhores Práticas Contábeis e de Auditoria", bem como do "Guia Previc de Melhores Práticas Atuariais" e o documento Perguntas e Respostas sobre Atuária.

E agora o mais importante: as três publicações serão lançadas pela Previc logo após o evento.

A abordagem de temas que figuram com destaque na agenda do sistema, como o CNPJ por plano e visão da nova planificação contábil para 2021, além da resolução (35) que trata da governança das entidades e  promete maior rigor na seleção dos dirigentes, atraem as atenções dos conselheiros e das patrocinadoras e instituidores para o  seminário Procedimentos e Controles na Elaboração das Demonstrações Contábeis do Exercício 2019 das EFPC. A presença das equipes da Previc e da Mercer também reforçam o interesse que o evento vem despertando.

A equipe da Mercer destaca a importância da norma para para uma ainda maior qualificação dos quadros dirigentes, sejam eleitos pelos participantes ou indicados pelas patrocinadoras. As opiniões favoráveis à nova norma geralmente ressaltam que a nova resolução em nenhum momento colide ou veda a eleição, enquanto os seus críticos acreditam que os processos eleitorais serão diretamente afetados.

Assim, além de esclarecer pontos relativos ao fechamento dos balanços e envio dos demonstrativos até o final de março, o seminário irá abordar da forma mais ampla a reforma da Previdência e as muitas maneiras em que deverá impactar as entidades e suas patrocinadoras, entre elas a adoção da previdência complementar por estados e municípios, antecipa Antônio Fernando Gazzoni, diretor da Mercer e que será um dos expositores, juntamente com outros integrantes de sua equipe. Outras importantes medidas aprovadas no final do ano passado, que ainda dependem de regulação e mesmo de assinatura (caso da resolução relativa à governança, aprovada pelo CNPC em sua reunião de 20 de dezembro) já receberão as suas primeiras análises. É esta última que recebe tantos elogios, por garantir a capacitação dos dirigentes, sejam eleitos pelos participantes ou indicados pelas patrocinadoras, como manifestações contrárias por parte de quem receia que a norma venha esvaziar a eleição por ativos e assistidos.

A abrangência do evento, explica Gazzoni, vai permitir que se analise inclusive o estágio  em que se encontra  atualmente a elaboração, frutos das discussões em andamento em um grupo de trabalho, da norma que irá tratar da precificação dos títulos (na curva ou a mercado), a ser aprovada possivelmente em reunião do CNPC em março próximo.

E já são conhecidas as cidades e as datas, todas em janeiro próximo, em que vão ocorrer as apresentações do Seminário Procedimentos e Controles na Elaboração das Demonstrações Contábeis do Exercício 2019 das EFPC. É importante conhecer essa agenda de antemão porque o início de cada ano costuma ser um período em que um maior número de pessoas sai de férias e neste caso trata-se de um evento imperdível, considerando que as entidades precisam atender o prazo dado para entrega à Previc  (Superintendência Nacional da Previdência Complementar) até o final de março.

A primeira apresentação da série vai acontecer já em 20 de janeiro, em Brasília, permitindo com isso uma intensa presença da Previc e dessa forma facilitando o esclarecimento pelas autoridades de dúvidas que porventura surgirem. Virão em seguida Belo Horizonte (21/01), Salvador (22/01), Curitiba (23/01), Porto Alegre (24/01), Florianópolis (27/01), São Paulo (28/01), Rio de Janeiro (29/01), Vitória (30/01) e Recife (31/01)

Fonte: ANCEP (08/01/2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".