quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Meu Bolso: Quatro produtos isentos de IR para fazer seu dinheiro render mais do que a poupança



Poupança não é indicada para quem busca rentabilidade; veja alternativas seguras e acessíveis para começar a investir hoje mesmo, neste início de ano

Em um cenário de juros baixos, a poupança deixa de ser uma aplicação indicada para quem quer fazer o dinheiro trabalhar para alcançar maior rentabilidade. Como explicamos neste conteúdo no Valor Investe, a caderneta é um investimento tradicional no Brasil, mas seu rendimento é cada vez mais baixo.

O mercado financeiro se coloca não apenas como opção acessível, mas extremamente necessária para os que desejam melhorar seus rendimentos e planejar seu futuro. E existem produtos seguros e isentos de Imposto de Renda (IR) que rendem mais do que a poupança.

Segundo a consultora de investimentos da Órama, Sandra Blanco, além de terem o benefício da isenção fiscal, opções como LCI, LCA e fundos de Debêntures Incentivadas apresentam baixo risco. Por isso, devem ser considerados para compor uma carteira de investimentos.

FIIs 
Os Fundos de Investimento Imobiliário são uma opção para investir em ativos do setor imobiliário ou dívidas do segmento. Dessa forma, o investidor pode ter acesso a cotas de empreendimentos, como shopping centers, lajes corporativas, prédios comerciais e galpões logísticos.

Ao contrário do aluguel de um imóvel, os FIIs podem ter os rendimentos mensais isentos de IR. Além de não ter burocracia com cartório e inquilinos, é uma opção com mais liquidez. O investidor ainda conta com a experiência de um gestor para administrar os ativos.

LCI
Letras de Crédito Imobiliário são uma modalidade de investimento de renda fixa com lastro em recebíveis do setor imobiliário. Ou seja, é como se o investidor emprestasse dinheiro ao mercado imobiliário, para receber juros como retorno.

O emissor da LCI define o prazo de resgate e a forma de remuneração. Isenta de IR, a LCI exige que o investidor leve o título até o vencimento, e conta com a cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) para até R$ 250 mil. É possível investir a partir de R$ 1 mil.

LCA 
Letras de Crédito do Agronegócio funcionam como as LCIs, com a diferença de que os recursos são destinados ao incentivo do agronegócio. Também conta com a cobertura do FGC e são aplicações de médio e longo prazo.

Fundos de Debêntures Incentivadas
Debêntures são títulos de dívida emitidos por empresas com objetivo de captar recursos para expansão de negócios e novos projetos. No caso das debêntures incentivadas, estes projetos estão relacionados a obras ou serviços de infraestrutura, como estradas e aeroportos. Por isso, como incentivo, o governo federal oferece a isenção do IR.

O rendimento pode ser pós-fixado (IPCA ou CDI), prefixado ou híbrido. Há opções de investimentos para todos os bolsos e possibilidade de rendimentos acima da poupança.

Fonte: Valor Investe (03/12/2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".