segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Sistel: APOS divulga desempenho dos planos Sistel em novembro de 2019. Nenhum plano atingiu sua meta do mês, mas todos estão positivos no ano


Rentabilidade de todos planos da Sistel abaixo da meta atuarial marcou o mês de novembro de 2019.
Mesmo assim, no acumulado dos 11 primeiros meses de 2019 todos planos ficaram acima da meta


(clique sobre a planilha para aumenta-la)

Prezados Associados,

Seguem os quadros com informações sobre o desempenho dos planos Sistel referentes ao mês de Novembro de 2019.

Nesse mês, todos os planos apresentaram rentabilidade mensal inferior à meta atuarial. No entanto, a rentabilidade acumulada até o mês foi superior à meta.

No InovaPrev, a rentabilidade verificada deve-se ao retorno do segmento de renda fixa, que tem participação de 88% no total da carteira do plano, cujo resultado foi impactado pela volatilidade da taxa de juros que influencia a precificação de LFTs e NTN-B. Por ser um plano de Contribuição Definida, o InovaPrev não apresenta resultado de déficit ou superávit, tão somente um equilíbrio com o Índice de Cobertura das Provisões Matemáticas do plano igual 100%.

Nos demais planos, a principal influência na rentabilidade mensal inferior à meta atuarial, deve-se ao fato de que o retorno do segmento de renda fixa, que tem a maior participação na carteira dos planos, ser precificado pela variação do IPCA (mês anterior=0,1%) + taxas de juros pactuadas nas operações, ao passo que a meta é contabilizada pela variação de INPC (nov=0,54%) + taxa atuarial de 3,8% no PAMA e + 4,19% nos demais.

Como sempre, as informações dos quadros foram extraídas dos relatórios SISTEL de cada plano.

Para cada mês, a principal informação do primeiro quadro é a rentabilidade dos planos: quanto cada um deles rendeu percentualmente no mês e no ano civil corrente; seu desempenho frente à meta estabelecida pela SISTEL; e o seu índice de cobertura, isto é, um indicador de quanto os recursos disponíveis são capazes de cobrir a projeção matemática das obrigações para com os participantes.

O segundo quadro trata principalmente do volume de recursos dos planos, isto é, seu patrimônio social, bem como de outros valores importantes tais como as sobras acumuladas (patrimônio do fundo menos as provisões) e os fundos previdenciais (fundos para cobrir riscos ou flutuações extraordinárias nos compromissos dos planos).

O terceiro quadro dá um panorama sobre a população de participantes de cada plano – ativos, assistidos e pensionistas.

Fonte: Diretoria da APOS (06/01/2020)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".