quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

IR: Contribuintes devem receber até amanhã (28) comprovantes para fazer a declaração de IR. Sistelados, veja onde encontrar seu Informe.




As empresas e as instituições financeiras têm o prazo da próxima sexta-feira (28) para enviar aos contribuintes os comprovantes de rendimentos referentes ao ano passado.
Os informes são necessários para que seja feita a para declaração do Imposto de Renda (IR) deste ano.

Os comprovantes podem ser recebidos pelos Correios, por e-mail, baixados na internet ou divulgados em aplicativos para dispositivos móveis. Os documentos servem para a Receita Federal cruzar informações e verificar se o contribuinte preencheu dados errados ou sonegou imposto no anterior. Apresentam os valores recebidos pelos contribuintes no ano anterior e detalham valores descontados para a Previdência Social e o Imposto de Renda recolhido na fonte, além de informar, caso existam, contribuições para a Previdência Complementar da empresa e aportes para o plano de saúde coletivo.

Caso os documentos não sejam enviados dentro do prazo, é recomendável que o contribuinte procure o setor de recursos humanos da empresa ou o gerente da instituição financeira. Se o atraso persistir, a Receita Federal deve ser acionada. Um novo documento também será emitido em caso de erros ou de divergência de dados.

A declaração de IR de renda deste ano pode ser feita a partir desta segunda-feira (2) até o dia 30 de abril. Caso os comprovantes não sejam recebidos até o prazo final da declaração, o contribuinte não perde o prazo e não irá pagar multa, já que é possível enviar uma versão preliminar da declaração e depois efetuar uma declaração retificadora.

No caso dos aposentados e os pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), comprovantes podem ser obtidos via internet na página Meu INSS ou no aplicativo MEU INSS disponível para os sistemas Android e iOS. 

Fonte: PrevTotal e Agência Brasil (26/02/2020)

Nota da Redação: Para acessar seu Informe de Rendimentos da Sistel, entre na Área Restrita com no. de matrícula e senha e clique em Seu Benefício -> clicar em Demonstrativo de Imposto de Renda no canto direito da página -> selecione 2019 -> clique em Imprimir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".