sábado, 14 de março de 2020

IR: Saiba como tirar o extrato para declarar aposentadoria ou pensão




O aposentado ou pensionista do INSS que vai declarar o Imposto de Renda 2020 ou constar como dependente na declaração de outro contribuinte pode acessar o extrato com o informe de rendimentos pela internet.

Há dois caminhos. Diretamente da página da Previdência Social (o mais simples) ou pelo portal “Meu Inss”, por meio de login e senha. Veja como:

1) Diretamente da página da Previdência Social
Através desse link, bastando digitar os dados abaixo.



Para acessar este extrato, é preciso ter em mãos os seguintes dados:
— Nome do beneficiário
— CPF
— Data de nascimento
— Número do benefício

Por esse link, é possível também emitir o extrato de anos anteriores, até 2013.

2) Pelo portal “Meu Inss”

Para acessar esse portal é preciso se cadastrar antes, criando um login e senha. Para fazer o cadastro é preciso informar:
— Nome completo
— CPF
— Data e local de nascimento
— Nome da mãe

Com essas informações, é gerado um código de acesso provisório. Depois, o segurado deve fazer login, com a senha provisória e só depois deve criar a própria senha.

Este caminho dá um pouco mais de trabalho, mas, ao criar o login para o acesso ao “Meu INSS”, o segurado passa a ter acesso a uma série de informações, fazer agendamento e acompanhar dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados.

É importante declarar corretamente o valor dos benefícios recebidos, pois a omissão de rendimentos é uma das principais causas que levam a declaração a ficar presa na malha.

Os rendimentos de aposentadoria ou pensão são tributáveis, exceto a parcela isenta de R$ 24.751,74 para os beneficiários que tenham mais de 65 anos ou, na sua totalidade, para os portadores de moléstia grave.


Para baixar o programa de preenchimento da declaração pelo site da Receita Federal, acesse esse link.

Fonte: Aposentelecom e R7 (14/03/2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".