quinta-feira, 19 de março de 2020

TIC: Com pandemia, Internet daqui bate recorde e PTT de São Paulo é o maior do mundo em redes interligadas



Quinto país do mundo em usuários de internet, o Brasil bateu novo recorde de tráfego ao atingir 10 Tbps entre as 21h e 22h da quarta-feira, 18/3.
O crescimento dos últimos meses já indicara ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) que esse novo pico seria atingido nesta semana, como indicara seu diretor de Projetos Especiais e de Desenvolvimento, Milton Kaoru Kashiwakura, ao Convergência Digital. 

Como ele ressalta, os pontos de troca de tráfego do IX.br – são 33 deles espalhados pelo país – vêm registrando forte crescimento. “O IX.br tem registrado um crescimento muito expressivo nos últimos meses. O tráfego agregado cresceu 60% de um ano para cá e segue em expansão. Registrou um aumento de 43% em seis meses, e 25% nos três últimos”, destaca. 

Ele lembra que apesar do novo pico se dar em meio à epidemia de coronavírus e uma certa mudança no padrão de consumo, com as recomendações para que as pessoas não saiam de casa, o crescimento é orgânico e verificado antes da crise da Covid-19. 

“O pico de 10Tb/s eventualmente acontece num momento em que, devido à pandemia do Covid-19, mais pessoas passaram a acessar a Internet para fins como trabalho remoto, estudo a distância, além da busca por entretenimento, como streaming de vídeos e jogos. Esse contexto reforça um marco importante para o IX.br, mas não deve ser visto de forma isolada, pois têm-se observado um crescimento uniforme e significativo na curva de aumento do tráfego Internet nos PTTs.”

Segundo avalia, um dos motivos éo número crescente de provedores conectados aos PTTs do NIC.br – hoje são cerca de 2,5 mil participantes, entre ISPs, operadoras de telecomunicações, provedores de conteúdo, CDNs, redes acadêmicas, de pesquisa, de governo e empresas. O investimento que muitos Sistemas Autônomos têm feito para ampliar sua participação no IX.br também se destaca. 

“O PTT de São Paulo é um hub de conteúdo para a América Latina. Temos cada vez mais empresas estrangeiras e CDNs trocando tráfego no IX.br, além de muitos ASs investindo para ampliar a capacidade instalada”, afirma Kashiwakura. O PTT de São Paulo é o maior do mundo em número de redes interligadas e o terceiro maior considerando-se o tráfego de dados.

Outro fator responsável por impulsionar o tráfego Internet no Brasil é o aquecimento do mercado de streaming de vídeo, com um número maior de empresas atuando no setor e a ampliação da oferta de conteúdo. “A popularização de TVs inteligentes, com conexão à Internet e resolução 4K, também contribui para o aumento do tráfego, já que são equipamentos que consomem mais banda e promovem uma melhor experiência para o consumidor, o que muitas vezes resulta em mais tempo de conexão”, completa o diretor do NIC.br. 

Fonte: Convergência Digital (19/03/2020) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".