quinta-feira, 2 de abril de 2020

IR: Devido a pandemia, Governo decide prorrogar prazo para envio de declaração do IR



Nova data limite é dia 30 de junho

O governo decidiu nesta quarta-feira prorrogar o prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda. A data limite foi estendida de 30 de abril para 30 de junho. A medida faz parte do pacote de ações da equipe econômica para lidar com a  pandemia do coronavírus.

- Decidimos pela prorrogação considerando demandas e relatos de contribuintes que estão confinados em casa, porém os documentos necessários para preenchimento das declarações ou está no escritório, ou está nas empresas. A dificuldade momentânea de ter acesso a todos os documentos necessários. Considerando isto, nós tomamos a decisão de prorrogar por 60 dias o prazo de entrega das declarações - disse o secretário especial da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto, em anúncio no Palácio do Planalto.

Segundo Tostes, ainda não está definido se a medida afetará  também o calendário de restituições do IR. As regras desse ano preveem que o primeiro lote seja pago no dia 29 de maio. Tostes disse que a manutenção do cronograma dependerá do impacto que as medidas de postergação de prazos terá sobre o caixa do governo.

Também nesta quarta, o secretário informou que o governo vai zerar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre operações de crédito, como empréstimos e financiamentos. A medida tem impacto de R$ 7 bilhões. Além disso, dará mais prazo para as contribuições para o PIS/Cofins e para a contribuição previdenciária, que representará um alívio para empresas de R$ 80 bilhões.

Fonte: O Globo (01/04/2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".