domingo, 31 de maio de 2020

Aposentelecom: A postagem desse blog que atingiu mais visualizações durante a última semana



segunda-feira, 25 de maio de 2020

Comportamento: O vírus está nas minhas roupas? Meus sapatos? Meu cabelo? Meu jornal?



O NYT solicitou aos especialistas que respondessem perguntas sobre todos os lugares onde o coronavírus se esconde (ou não). Você, leitor desse blog, certamente se sentirá melhor depois de ler isso.
Quando pedimos aos leitores do NYT que enviassem suas perguntas sobre o coronavírus, surgiu um tema comum: muitas pessoas têm medo de rastrear o vírus em suas casas como em roupas, sapatos, correspondência e até mesmo jornais.

Entramos em contato com especialistas em doenças infecciosas, cientistas em aerossóis e microbiologistas para responder às perguntas dos leitores sobre os riscos de entrar em contato com o vírus durante viagens essenciais para fora e de entregas. Embora ainda precisemos tomar precauções, suas respostas foram tranquilizadoras.

Devo trocar de roupa e tomar banho quando chegar em casa do supermercado?
Para a maioria de nós que pratica o distanciamento social e faz apenas viagens ocasionais ao supermercado ou farmácia, os especialistas concordam que não é necessário trocar de roupa ou tomar banho ao voltar para casa. Você deve, no entanto, sempre lavar as mãos. Embora seja verdade que um espirro ou tosse de uma pessoa infectada possa impulsionar gotículas virais e partículas menores pelo ar, a maioria delas cairá no chão.

Estudos mostram que algumas pequenas partículas virais podem flutuar no ar por cerca de meia hora , mas não enxameiam como mosquitos e é improvável que colidam com suas roupas. "É improvável que uma gota que seja pequena o suficiente para flutuar no ar por um tempo também seja depositada nas roupas devido à aerodinâmica", disse Linsey Marr, cientista de aerossóis da Virginia Tech. "As gotículas são pequenas o suficiente para se moverem no ar ao redor do corpo e das roupas".

Por que pequenas gotículas e partículas virais geralmente não caem sobre nossas roupas?
Pedi ao Dr. Marr que explicasse mais, já que todos estamos recebendo uma mini lição de aerodinâmica.

“A melhor maneira de descrevê-lo é que eles seguem as linhas de fluxo, ou fluxo de ar, ao redor de uma pessoa, porque nos movemos relativamente devagar. É como pequenos insetos e partículas de poeira fluindo nas linhas de corrente em torno de um carro em velocidade baixa, mas potencialmente atingindo o para-brisa se o carro estiver indo rápido o suficiente ”, disse o Dr. Marr.

"Os humanos geralmente não se movem rápido o suficiente para que isso aconteça", continuou o Dr. Marr. “À medida que avançamos, empurramos o ar para fora do caminho, e a maioria das gotículas e partículas também é empurrada para fora do caminho. Alguém teria que borrifar grandes gotas conversando - um cuspidor - tossindo ou espirrando para que pousassem em nossas roupas. As gotículas precisam ser grandes o suficiente para não seguir as linhas de fluxo. ”

Então, se você está fazendo compras e alguém espirra em você, você provavelmente quer ir para casa, trocar de roupa e tomar banho. Mas, o resto do tempo, considere que seu corpo lento está empurrando o ar e as partículas virais para longe de suas roupas, resultado da física simples.

Existe o risco de o vírus estar no meu cabelo ou barba?
Por todas as razões descritas acima, você não deve se preocupar com a contaminação viral de seus cabelos ou barba, se estiver praticando distanciamento social. Mesmo se alguém espirrasse na parte de trás da sua cabeça, qualquer gota que caísse em seu cabelo seria uma fonte improvável de infecção.

"Você precisa pensar no processo do que teria que acontecer para alguém se infectar", disse Andrew Janowski, instrutor de doenças infecciosas pediátricas do Hospital Infantil St. Louis da Escola de Medicina da Universidade de Washington. “Você tem alguém que espirra, e eles precisam ter uma quantidade X de vírus no espirro. Então tem que haver tantas gotas que caem sobre você.

"Então você precisa tocar na parte do cabelo ou na roupa que possui essas gotículas, que já têm uma redução significativa nas partículas virais", disse Janowski. “Então você tem que tocar nisso, e depois tocar em qualquer parte do seu rosto, para entrar em contato com ele. Quando você passa pela sequência de eventos que deve ocorrer, um número tão extenso de coisas precisa acontecer da maneira certa. Isso torna um risco muito baixo. ”

Devo me preocupar em lavar a roupa e escolher roupas? Posso retirar partículas virais das minhas roupas e enviá-las para o ar?
A resposta depende se você está lavando roupas de rotina ou limpando depois de uma pessoa doente.

A roupa de rotina não deve causar preocupações. Lave-o como faria normalmente. Embora alguns tipos de vírus, como o norovírus, possam ser difíceis de limpar, o novo coronavírus, como o vírus da gripe, é cercado por uma membrana gordurosa que é vulnerável ao sabão. Lavar suas roupas com detergente comum, seguindo as instruções do tecido, seguido de uma passagem no secador, é mais do que suficiente para remover o vírus - se ele estivesse lá em primeiro lugar.

“Sabemos que os vírus podem depositar-se na roupa (a partir de gotículas) e, em seguida, serem soltos no ar com o movimento, mas você precisará de muitos vírus para que isso seja uma preocupação, muito mais do que uma pessoa comum encontraria ao viajar para passear ao ar livre ou ir a um supermercado ”, disse Marr.

A exceção é se você estiver em contato próximo com uma pessoa doente. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças recomenda que você use luvas ao limpar alguém que esteja doente e tome cuidado para não sacudir roupa e roupa de cama. Use a configuração de água mais quente possível e seque completamente. Você pode misturar roupas de uma pessoa doente com o restante da carga doméstica. Mas deixar a roupa para descansar por um tempo também reduz o risco, porque o vírus seca e se deteriora. "Sabemos que esses tipos de vírus tendem a decair mais rapidamente no tecido do que em superfícies sólidas e duras, como aço ou plástico", disse Marr.

Por quanto tempo o vírus pode permanecer viável no tecido e em outras superfícies?
A maior parte do que sabemos sobre quanto tempo esse novo coronavírus vive em superfícies vem de um importante estudo publicado no The New England Journal of Medicine em março. O estudo descobriu que o vírus pode sobreviver, em condições ideais, até três dias em superfícies de metal duro e plástico e até 24 horas em papelão.

Mas o estudo não analisou o tecido. Ainda assim, a maioria dos especialistas em vírus acredita que a pesquisa em papelão oferece pistas sobre como o vírus provavelmente se comporta no tecido. As fibras naturais absorventes do papelão pareciam fazer com que o vírus seque mais rapidamente do que em superfícies duras. As fibras do tecido provavelmente produziriam um efeito semelhante.

Um estudo de 2005 sobre o vírus que causa a SARS, outra forma de coronavírus, fornece mais garantias. Nesse estudo, os pesquisadores testaram quantidades cada vez maiores de amostras virais em papel e em um vestido de algodão. Dependendo da concentração do vírus, foram necessários cinco minutos, três horas ou 24 horas para se tornar inativo. "Mesmo com uma carga de vírus relativamente alta na gota, foi observada rápida perda de infectividade para papel e algodão", concluíram os pesquisadores.

Devo me preocupar com o correio, pacotes ou jornal?
O risco de ficar doente ao lidar com correio ou pacotes é extremamente baixo e, neste momento, apenas teórico. Não há casos documentados de alguém ficar doente ao abrir um pacote ou ler um jornal.

Mas isso não significa que você não deve tomar precauções. Após manusear correspondência ou pacotes ou ler o jornal, descarte a embalagem e lave as mãos. Se você ainda se sentir especialmente preocupado com isso, siga as orientações do estudo do New England Journal e deixe o correio e os pacotes descansarem por 24 horas antes de manipulá-los.

Quanto devo me preocupar com a contaminação se sair para passear com o cachorro ou fazer exercícios?
Suas chances de pegar o vírus quando você sai para o exterior são extremamente baixas, desde que você mantenha uma distância segura dos outros.

"O ambiente ao ar livre é seguro e certamente não há nuvens de gotículas carregadas de vírus", disse Lidia Morawska, professora e diretora do Laboratório Internacional de Qualidade e Saúde do Ar na Universidade de Tecnologia de Queensland, em Brisbane, na Austrália.

"Em primeiro lugar, qualquer gota infecciosa exalada fora seria rapidamente diluída no ar externo, para que suas concentrações se tornassem insignificantes rapidamente", disse o Dr. Morawska. “Além disso, a estabilidade do vírus fora é significativamente menor do que dentro. Portanto, fora não é realmente um problema, a menos que estejamos em um local muito movimentado - o que não é permitido agora. É seguro dar um passeio e correr e não se preocupar com o vírus no ar, e não há necessidade de lavar imediatamente as roupas. ”

Li que quando chego em casa de uma viagem para fora, devo tirar meus sapatos e limpá-los. Devo desperdiçar meus preciosos lenços desinfetantes nos sapatos?
Os sapatos podem abrigar bactérias e vírus, mas isso não significa que eles sejam uma fonte comum de infecção. Um estudo de 2008 encomendado pela Rockport Shoes encontrou muitas coisas grosseiras, incluindo bactérias fecais, nas solas dos nossos sapatos. Um estudo recente da China descobriu que entre os profissionais de saúde, metade tinha coronavírus detectado em seus sapatos, o que não é inesperado, pois eles trabalhavam em hospitais com pacientes infectados.

Então, o que devemos fazer com nossos sapatos? Se seus sapatos forem laváveis, você poderá lavá-los. Alguns leitores perguntaram sobre como limpar as solas dos sapatos com um pano. Isso não é recomendado. Não apenas desperdiça uma boa limpeza (eles ainda estão em falta), mas traz germes que permaneceriam na sola do sapato ou no chão diretamente nas mãos.

Você pode tentar não pensar no que está escondido em seus sapatos - ou pode conversar com sua família sobre como se tornar uma família sem sapatos. Abordamos os prós e os contras da vida sem sapatos em nosso artigo, "Você deve tirar os sapatos em casa?" Se você tem uma criança que rasteja ou brinca no chão, um membro da família com alergias ou alguém com um sistema imunológico comprometido, uma casa sem sapatos pode ser uma boa idéia para a higiene geral.

Janowski disse que os sapatos não são uma grande preocupação para a contração do coronavírus, mas pode deixá-lo mais sensível se pensar sobre onde estiveram. "Se você quer falar sobre bactérias, sabemos que as bactérias gostam de viver em sapatos", disse Janowski. "Você nunca sabe o que entrou."

Fonte: Tradução do New York Times (13/05/2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".