sexta-feira, 22 de maio de 2020

Comportamento: Da Grécia ao Vietnã, como alguns países começam a reativar suas atrações turísticas


Turistas vietnamitas tiram selfies durante um passeio de barco na Baía de Ha Long, no Vietnã Foto: Manan Vatsyayana / AFP



Foco, no primeiro momento, é nos viajantes domésticos ou regionais


No último fim de semana, cafés e restaurantes ao redor da Piazza Navona, no coração de Roma, voltaram a ter suas mesas ocupadas. No Vietnã, barcos de excursões levavam visitantes para tirar selfies na Baía de Ha Long. Estes são apenas dois exemplos de destinos turísticos que começaram um processo de retomada das atividades após meses de quarentena, provocada pelo novo coronavírus.

Vale lembrar que a pandemia ainda não foi superada, e a reabertura tem sido feito com cautela, seguindo regras de proteção individual e distanciamento. Para evitar aglomerações, estabelecimentos comerciais e museus reabriram com capacidade reduzida, por exemplo.

Neste primeiro momento, a maioria dos países tem permitido apenas deslocamentos internos. Muitos dos que agora relaxam a quarentena só permitirão visitantes internacionais em junho ou julho. Na Europa, as fronteiras comunitárias devem se abrir antes das conexões fora do continente. E mesmo lá há casos de “bolhas de viagem”, como nos países bálticos (Estônia, Lituânia e Letônia), que permitem apenas a circulação de pessoas da própria região.

Grécia
Casal visita sozinho o Parthenon, em Atenas Foto: Aris Messinis / AFP
O país, que até o começo da semana havia registrado 156 mortes por Covid-19, pretende reabrir suas fronteiras para visitantes internacionais em 1º de julho, bem a tempo da temporada de verão. Por enquanto, algumas atrações, como o Parthenon e a Acrópole de Atenas, já reabriram as portas, com restrições. Ao longo do próximo mês, restaurantes, hotéis e teatros voltarão a operar novamente.

Itália
Aos poucos, as pessoas vão voltando a fazer parte da paisagem de Roma e de outras cidades italianas. Na última segunda-feira, restaurantes, cafés, bares e lojas puderam reabrir na capital, assim como museus. As viagens domésticas ainda estão reduzidas, mas espera-se que as fronteiras internacionais sejam reabertas a partir de 3 de junho.

Alemanha
Frequentar museus também voltou a ser possível para quem vive na Alemanha. O país, apontado como exemplo no controle da disseminação do vírus, reabriu restaurantes, parques e museus na sexta-feira passada, e a data prevista para a reativação dos hotéis é o próximo dia 25. Turistas estrangeiros poderão voltar a visitar o país a partir de 15 de junho.

Portugal
Museus, igrejas e atrações históricas também já estão funcionando, com restrições, em Portugal, que realiza seu desconfinamento em etapas. Na primeira delas, no começo do mês, reabriram restaurantes e bares. Em 6 de junho, as praias voltarão a receber banhistas, com distanciamento entre pessoas e capacidade limitada.

Israel
Israel também estabeleceu uma reabertura em etapas. Na primeira, no começo do mês, foram retomados pequenos hotéis, parques e reservas ambientais. Museus voltaram a receber visitantes no domingo e restaurantes poderão funcionar a partir de meados de junho. Todas as atrições devem seguir os padrões de segurança do selo Purple Standard, criado pelo governo.

Vietnã
Outro caso exemplar de combate à Covid-19, o Vietnã tem apostado no turismo doméstico para fortalecer o setor. Templos e atrações naturais estão reabertos desde o começo do mês. Ainda não há data para restabelecimento do turismo internacional, apesar de já haver conversas para a reabertura a australianos e neozelandeses.

Fonte: O Globo (21/05/2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".