segunda-feira, 11 de maio de 2020

Fundos de Pensão: Como os planos BD (Benefício Definido) sentirão o impacto da crise em 2021



Na Sistel os planos na modalidade BD são os PBS's 

Os efeitos da pandemia do novo coronavírus atingem com intensidade o mercado financeiro brasileiro desde fevereiro. De acordo com o consultor e especialista em previdência complementar Luiz Felippe Fonseca, nem a renda fixa escapou. 

Em março, muitos fundos de renda fixa administrados pelos grandes bancos brasileiros tiveram rendimentos negativos.
E quais foram os efeitos dessa crise econômica nos planos de benefício definido (BD) nesse período? 
Luiz Felippe Fonseca afirma que nos planos BD, há alguns efeitos imediatos, porém os principais impactos não aparecem neste momento.

Os efeitos imediatos que podem acontecer são:
- Redução temporária nos salários dos participantes, o que pode influenciar o valor do benefício caso o participante esteja na iminência de se aposentar e caso esses salários reduzidos influenciem na média de cálculo;
- Realização de prejuízos pela necessidade de venda de ativos a preços baixos em razão da necessidade de liquidez para o pagamento dos benefícios.

A boa notícia é que não haverá redução no valor dos benefícios neste momento.

“De acordo com a legislação vigente, quando os planos de Benefício Definido apresentam déficits ao final do exercício, os fundos têm prazo de um ano para elaboração de um plano de equacionamento de déficit que será implantado no início do exercício subsequente”, explica Fonseca.
Ou seja, caso haja necessidade de equacionar eventuais déficits de 2020, as fundações devem elaborar planos de equacionamento em 2021 a ser implementados no início de 2022. 
“E esperamos que até lá a economia brasileira já tenha retornado aos seus níveis de normalidade.”

Luiz Felippe Fonseca lembra que eventuais déficits equacionados em planos BD têm suas contribuições extraordinárias rateadas entre patrocinadores, participantes e assistidos na proporção das contribuições normais.

Assista o vídeo abaixo:


Fonte: Anapar (11/05/2020)

3 comentários:

  1. Meu caro Joseph, desculpe a minha ignorância, gostaria de saber se o PBS-A (Aposentados e Pensionistas da Sistel será afetado. Grato por sua sempre prestimosa atenção. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Caro Joseph, desculpe minha ignorância sobre o assunto. Peço que me informe se o PBS-A (Aposentados e Pensionistas) da SISTEL, foi afetado. BOM DIA . Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro João Moura, não sou pitonisa mas o meu sentimento é que o PBS-A ainda tem muita sobra (excedente) para ser afetado em relação aos benefícios pagos aos assistidos e pensionistas. Certamente não apresentará mais, enquanto a taxa de juros estiver em patamares tão baixos, superavits bilionários como antes, pois seus rendimentos serão inferiores aos obtidos nos últimos anos. Mas chegar a um déficit, ao ponto da necessidade de equacioná-lo através da redução de benefícios dos assistidos, isso é praticamente impossível. Até porque a correta política de investimentos da Sistel não permitirá que isso venha a ocorrer um dia. Abraços

      Excluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".