segunda-feira, 11 de maio de 2020

Meu Bolso: Como ganhar da inflação com os seus investimentos, apesar da crise existente



Ao fazer um investimento, o mínimo que você espera é que ele ultrapasse a inflação
 
Como você já deve saber, o objetivo de um investimento é, no mínimo, ganhar da inflação. Com a SELIC tão baixa, muitas pessoas ficam preocupadas porque não querem perder poder de compra, ou seja, não querem perder dinheiro. Para quem quer saber a relação dos investimentos e inflação, no post de hoje, vou te dar algumas dicas para você ganhar da inflação com seus investimentos.

1. Por que se preocupar com a inflação?
Basicamente, inflação é o aumento geral de preços. Sabe os preços que aumentam no supermercado? Então!

Ao fazer um investimento, o MÍNIMO que você espera é que ele ultrapasse a inflação. Isso porque, se o seu dinheiro ficar parado, você está perdendo poder de compra.

É por isso que você precisa se preocupar tanto com a inflação nos seus investimentos. Sua rentabilidade precisa estar acima da inflação para seu dinheiro não ser corroído com o tempo.

Mas como saber qual é esse valor?

Inflação é o conceito e não a taxa. O indicador oficial do governo brasileiro que mede a inflação é o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e é publicado pelo mensalmente pelo IBGE.

Para saber qual foi a inflação nos últimos meses, basta entrar no site do IBGE. No dia em que estou escrevendo este post, o IPCA acumulado de 12 meses é de 3,30%. 

Essa é a inflação que já passou.

Se você quiser saber qual é a projeção da inflação para os próximos meses, basta entrar no site do Banco Central e fazer o download do Boletim Focus. Toda segunda-feira sai um novo boletim com uma nova projeção.

É essa inflação projetada que você precisa usar para analisar seus futuros investimentos.

2. Rentabilidade real
A rentabilidade bruta de um investimento é, normalmente, o que você encontra nos sites dos bancos, corretoras e no Yubb. É a rentabilidade do investimento sem nenhum desconto de taxas cobradas.

A rentabilidade líquida, por outro lado, é a rentabilidade já com o desconto de taxas – sejam elas taxas de corretagem, imposto de renda, IOF, taxa de administração e assim por diante. É sempre importante analisar a rentabilidade líquida.

Mas existe um terceiro tipo que é pouco falado que é a rentabilidade real.

A rentabilidade real é quanto o investimento rendeu acima da inflação. Ou seja, quanto realmente você ganhou de dinheiro sem ser corroído pela inflação.

Muitas pessoas acham que a rentabilidade real é apenas subtrair a inflação projetada para o período da rentabilidade líquida do investimento. Vou usar um exemplo para você entender.

Você quer investir em um CDB que rende 6% ao ano e possui o prazo de um ano. Para calcular a rentabilidade líquida do investimento, você usa a alíquota de IR de um ano e chega ao valor de 4,94% ao ano (no Yubb, já mostramos tudo isso para você!).

Mas você quer saber quanto ganharia já descontando a inflação do período. Nesse caso, você usa a inflação projetada para um ano. No dia em que este post foi escrito, a inflação projetada é de 1,97% para 2020.

Parece simples, né? Basta fazer:

4,94% – 1,97% = 2,97%

Ou seja, você descobre que terá 2,97% de rentabilidade acima da inflação. Mas não é bem assim.

Esse é um cálculo bem cru. Se você for um investidor iniciante, pode ser uma boa forma de ter uma noção se aquele investimento está pagando acima da inflação. No entanto, não é o cálculo correto.

Existe uma fórmula matemática que calcula a rentabilidade real do seu investimento. É ela:

Rentabilidade Real = { [ ( 1 + Rentabilidade Líquida) / (1 + Inflação) ] – 1} x 100

Pode parecer assustador, mas vamos lá. Vou te mostrar como fazer:

Coloque os valores de rendimento líquido e inflação em formas decimais. Para isso, é só dividir por 100.
Exemplo:
rentabilidade líquida = 0,0494
inflação = 0,0197
Some 1 nos dois valores.
Exemplo:
rentabilidade líquida = 1,0494
inflação = 1,0197
Divida o primeiro valor encontrado pelo segundo.
Exemplo:
1,0494 / 1,0197 = 1,029126214
Subtraia 1 desse número.
Exemplo:
1,029126214 – 1 = 0,029126214
Multiplique por 100.
Exemplo:
2,912621359
Essa é a rentabilidade real do investimento: 2,91%.

Como você pode ver, é diferente do 2,97% que deu lá em cima quando fizemos aquela subtração simples. Por isso, é importante saber o cálculo correto.

Mas, se você quiser apenas ter uma noção se o seu investimento vai ganhar da inflação ou não, a subtração pode ser uma boa opção.

3. Investimentos para ganhar da inflação
Na data deste post, a SELIC, taxa básica de juros, está em 3%. E, como disse acima, a inflação projetada está em 1,97%.

Como você pode ver, é uma margem muito pequena entre a SELIC e a inflação. Por esse motivo, é muito importante se atentar à rentabilidade real dos seus investimentos.

Mas quais investimentos buscar? Vamos lá!

3.1. Renda fixa
Os investimentos em renda fixa são os mais seguros. Títulos públicos do Tesouro Direto, CDBs, LCIs, LCAs, RDBs, LCs e debêntures são alguns exemplos de investimentos em renda fixa.

Eles são mais seguros porque, normalmente, contam com alguma garantia. Pode ser a garantia do Tesouro Nacional (governo federal) ou do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Se você está querendo investir para a sua reserva de emergência, busque opções com liquidez diária. Temos um vídeo bem completo sobre isso – falando sobre investir a reserva de emergência em tempos de SELIC baixa. Clique aqui para saber mais!

Mas, a dica aqui é muito simples. Se você está buscando ganhar acima da inflação em investimentos de renda fixa, busque títulos que pagam, no mínimo, mais de 100% do CDI.

Eu digo isso porque, se for para ganhar apenas 100% do CDI, é melhor você investir na segurança do Tesouro Direto com o Tesouro SELIC.

No Yubb, você pode fazer uma busca personalizada com valor e prazo e encontrar os melhores investimentos em renda fixa em bancos e corretoras.

3.2. Renda variável
Aqui o cenário muda um pouquinho. Quando falamos de renda variável, estamos falando de ações da bolsa, ETFs, fundos imobiliários e outros tipos de ativos que são mais arriscados.


Como eles são mais arriscados, você pode ter um ganho muito maior. Mas, por outro lado, o ativo sofre mais oscilação e você pode perder dinheiro. É um risco que você corre por uma boa rentabilidade.

Mas o que fazer? Vou deixar duas dicas:

  • Foque em diversificação. É muito fácil encontrar uma carteira de renda variável que ganhe muito acima da inflação. Uma CARTEIRA, não um investimento. Quando você investe em diferentes tipos de ativo, é mais fácil ter um equilíbrio e ganhar dinheiro acima da inflação.
  • Pense no longo prazo. O investimento em renda variável, principalmente na bolsa de valores, precisa ser planejado para o longo prazo. Quanto mais tempo seu dinheiro fica investido, mais chance você tem de ele superar a inflação acumulada naquele período e você ter altos ganhos para a sua aposentadoria, por exemplo.


Fonte: Money Times (10/05/2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".