segunda-feira, 11 de maio de 2020

Meu Bolso: Conheça cursos on-line e de graça sobre educação financeira para começar já




Um resumo sobre as informações de cursos de finanças pessoais sem custo oferecidos pela B3, Serasa, Anbima e Planejar

O isolamento social trouxe mudanças para as finanças dos brasileiros. Enquanto alguns têm perda de renda, outros veem mais dinheiro sobrar na conta, já que as tentações de consumo – bares, lojas, shows e restaurantes, por exemplo – diminuíram, ainda que temporariamente. Para quem quiser aproveitar o tempo livre para cuidar melhor do dinheiro, o Valor Investe reuniu alguns cursos on-line e gratuitos ligados a finanças pessoais.

Planejar
A Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, Planejar, lançou recentemente o curso “Gestão Financeira” para quem está dando os primeiros passos rumo à organização de suas próprias finanças. É voltado para qualquer pessoa, mesmo que ainda não teve contato com o tema.

Com uma linguagem simples e didática, as pessoas poderão aprender sobre análise e estratégia, gestão financeira, tipos de financiamento, investimentos básicos e finanças comportamentais.
“A intenção é dar às pessoas orientações para elas utilizarem na prática, no dia a dia, falando de moradia, bens, aposentadoria, reserva de emergência, questões de curto, médio e longo prazo, sem termos técnicos de mercado financeiro”, conta Fábio Louzada, planejador financeiro CFP®.
De acordo com Louzada, a educação e o planejamento financeiro são aprendizados não só para as emergências e momentos de crise, mas para toda a vida. “Esse tipo de conceito é aquele que você não aprende para fazer uma prova, por exemplo, é um conceito que, ao ser aprendido e aplicado, traz qualidade de vida, pois as pessoas entendem o valor do dinheiro no tempo, controlam os gastos e realizam sonhos de médio a longo prazo”, ressalta.

O curso da Planejar tem equivalente a 16 horas de duração e faz parte da Ação Global do FPSB – Financial Planning Standards Board Ltda, denominada “Financial Planning in Uncertain Times” (tradução livre - Planejamento Financeiro em Tempos Incertos).

Para inscrever-se é só clicar aqui ou acessar https://planejar.colaborativa.co/landing.

B3
A B3, bolsa de valores brasileira, acaba de lançar um hub de educação financeira, uma plataforma de conteúdos digitais que reúne finanças pessoais e investimentos produzidos por terceiros e próprios.

A medida faz parte do reposicionamento da B3 na área de educação financeira e é uma oportunidade para quem quer aprender mais sobre: produtos financeiros, o que é renda variável e ações, o que é renda fixa, como se tornar um investidor, como montar uma carteira de investimento diversificada, como se preparar para momentos de alta volatilidade, previdência privada etc. Também há uma trilha de conteúdos sobre os impactos da pandemia nos mercados financeiro e de capitais para quem se interessar.

“Não queremos atuar no processo decisório do investidor, mas muni-lo de informações suficientes para que ele possa fazer escolhas de maneira consciente, responsável e sempre levando em consideração seu perfil e seus objetivos”, diz Juca Andrade, vice-presidente de Produtos e Clientes da B3.

Os conteúdos pretendem responder as principais dúvidas das pessoas que já investem ou gostariam de começar. Além de conteúdos produzidos por terceiros, que contam com a curadoria do time de educação, a B3 vai incluir também vídeos, textos, infográficos, podcasts e outros conteúdos produzidos internamente.

Nesse primeiro momento todo o conteúdo é gratuito e direcionado a pessoas físicas.

Entre as instituições que têm cursos no hub, estão a Saint Paul Escola de Negócios, o Ibmec, a Fipecafi e a CNF (Confederação Nacional das Instituições Financeiras).

Para se inscrever no hub e ter acesso a todos os cursos, é só clicar aqui!

Anbima
A Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) está com 16 opções de cursos disponíveis para quem quiser aprofundar seus conhecimentos sobre mercado financeiro, investimento no exterior, fundos de investimentos, gestão de riscos e performance, índices de renda fixa, fundos de investimentos, ETFs e outros. Em breve, quatro novos cursos serão lançados e incluídos no portfólio.

“Essa é mais uma das medidas que estamos tomando em prol do mercado durante essa fase de distanciamento social. Nosso objetivo é oferecer mais oportunidades para que todos os profissionais que atuam nos nossos mercados continuem se atualizando, especialmente neste período”, disse a Anbima à imprensa.

Basta se cadastrar no site para ter acesso aos conteúdos. Clique aqui!

FGV – Sustentabilidade
A Fundação Getulio Vargas (FGV) oferece já há algum tempo o curso de “Sustentabilidade no dia a dia: orientações para o cidadão” que aborda temas relacionados ao consumo consciente, explicando, por exemplo, o ciclo de vida dos produtos, como consumir de maneira responsável e provoca reflexão sobre nossos hábitos e atitudes em questões relacionadas à sustentabilidade.

Recentemente, lançou um novo curso na área, também on-line e gratuito, o “Sustentabilidade aplicada aos negócios: orientações para gestores”. O objetivo é apresentar e discutir possibilidades de mudança da gestão empresarial neste âmbito e provocar reflexão sobre nossos hábitos e atitudes em questões relacionadas à sustentabilidade.

Sustentabilidade no dia a dia: orientações para o cidadão (Carga horária: 12h). Para acessar, clique aqui!

Sustentabilidade aplicada aos negócios: orientações para gestores (Carga horária: 10h). Para acessar, clique aqui!

Icatu/FGV
A Icatu Seguros acaba de reformular seus cursos on-line gratuitos em parceria com a FGV Online. Agora os cursos contam com um novo design e estão mais dinâmicos, com explicações em vídeo e exercícios práticos, em uma linguagem fácil para quem busca aprender.

São opções que ensinam a organizar o orçamento familiar, investir de acordo com cada perfil, planejar a aposentadoria e consumir de forma consciente, temas fundamentais para garantir uma vida financeira saudável. Só em 2019 foram mais de 100 mil inscritos, sendo os temas "Como fazer investimentos (nível básico)" e "Como organizar o orçamento familiar os mais procurados".

“Acreditamos que a educação financeira é a base para que as pessoas façam boas escolhas e possam viver o presente e planejar o futuro com mais qualidade e segurança. O material dos nossos cursos reúne temas fundamentais para garantir uma vida financeira saudável em qualquer momento ou fase da vida”, afirma Rafael Caetano, diretor de marketing da Icatu Seguros.

O material fica disponível no próprio site da seguradora e qualquer um pode fazer, não precisa ser cliente. Só acessar: https://digital.icatuseguros.com.br/cursos-online-fgv

Serasa
A Serasa Experian lançou recentemente um curso on-line e gratuito para ajudar a população brasileira em tempos de incertezas econômicas. O conteúdo apresenta fundamentos básicos de educação financeira, essenciais para ajudar aqueles que precisam organizar as finanças da família e até do próprio micro negócio.

Entre os aprendizados, o curso indica a melhor forma de elaborar o orçamento doméstico – com dicas de como priorizar pagamentos, dividir os ganhos entre as despesas e o envolvimento da família –, o planejamento e construção de fundo de emergência, considerando o volume de renda e o tempo de planejamento necessário para atingir uma meta estipulada e concretizar ambições de curto, médio e longo prazos. Outros pontos abordados orientam a melhor forma de renegociar dívidas.

“O crédito é o motor da economia sendo a forma como os cidadãos realizam seus sonhos de consumo, assim nosso objetivo é criar um mercado de crédito sustentável, evitando o superendividamento. Principalmente diante deste momento, nos empenhamos para lançar um conteúdo que pode dar técnicas básicas para apoiar os consumidores e pequenos empreendedores”, diz a diretora de Responsabilidade Corporativa, Marketing e Comunicação da Serasa Experian, Sirlene Cavaliere.

Para participar, basta acessar o link: www.serasaexperian.com.br/curso-financeiro

Valor Investe
Bom, como não poderia deixar de ser, recomendamos a vocês que continuem a acompanhar o Valor Investe regularmente, já que, além dos dois cursos pagos já lançados — Valor Real (sobre valuation) e Finanças Comportamentais — oferecemos diariamente também conteúdos gratuitos de educação financeira. Seja na forma de matérias que explicam como as notícias do dia afetam seu bolso, seja com conteúdos de blogueiros e colunistas.

Fonte: Valor Investe (11/05/2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".