terça-feira, 5 de maio de 2020

Meu Bolso: Depois das perdas, investidor procura porto seguro em meio a incertezas; veja aplicações mais buscadas



Os CDBs conquistaram o bicampeonato ao oferecer retorno previsível e a segurança da proteção do FGC. O segundo investimento mais buscado foi o fundo cambial devido à forte alta do dólar

O mês de abril foi ligeiramente menos caótico do que março, mas ainda recheado de incertezas econômicas - devido aos impactos do novo coronavírus - e uma pitada de crise política doméstica nos últimos dias.

Resultado? Investidores correndo do risco, se refugiando em renda fixa e ativos típicos de proteção em meio a crises, como o dólar. É isso que mostra o ranking de aplicações mais procuradas na plataforma de busca de investimentos Yubb.

Mesmo rendendo cada vez menos com a Selic na mínima histórica, os CDBs (Certificado de Depósito Bancário) conquistaram o bicampeonato ao oferecer retorno previsível e a segurança da proteção do FGC (Fundo Garantidor de Créditos).

"Apesar da alta de ações de abril, os CDBs continuaram como o investimento mais buscado do mês em razão da preocupação dos investidores com a piora do cenário político brasileiro e impactos negativos nos investimentos, além de todo o contexto da crise do coronavírus", afirma Bernardo Pascowitch, fundador da plataforma de busca de investimentos Yubb.

O segundo tipo de investimento mais buscado na plataforma foi o fundo cambial. Segundo Pascowitch, a disparada de buscas por esse tipo de fundo ocorreu devido à forte alta do dólar nas últimas semanas.

Em 24 de abril, o dólar tocou o patamar inédito de R$ 5,72, durante o pregão, com a saída de Sérgio Moro do Ministério da Justiça, que anunciou sua demissão junto com acusações de que o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir em investigações da Polícia Federal. No ano, o dólar comercial já está 35,66% mais caro.

Com a disparada do dólar, os fundos cambiais superaram pela primeira vez as buscas por fundos de ações, que ficaram em terceiro lugar.

Veja o ranking
Investimentos mais buscados de abril


RankingTipo de investimento
1CDB
2Fundos cambiais
3Fundos de ações
4Fundos multimercados
5Fundos imobiliários
6Tesouro Direto
7LCI/LCA
8LC/RDB
9ETFs
10Robôs de investimentos


Os fundos multimercados foram o quarto investimento mais buscado na plataforma, subindo duas posições em relação a março. Pascowitch destaca que os portfólios mais diversificados oferecidos por esses fundos são estratégicos para momentos turbulentos, como os atuais.

Os fundos multimercados podem alocar o dinheiro dos cotistas em ações, juros, moedas, commodities... a lista é quase infinita. A distribuição de cada tipo de investimento na carteira depende do mandato do fundo e do apetite do gestor a riscos.

Por isso, o investidor precisa entender bem os detalhes do fundo multimercado antes de aplicar, porque o nível de risco tomado varia muito entre as opções do mercado.

Os fundos imobiliários ficaram em quinto lugar, mantendo a mesma posição obtida em março em meio às quedas pela quais vêm passando desde dezembro de 2019.

Pascowitch destaca que, neste contexto, os fundos imobiliários se apresentam como oportunidades de compra com preços reduzidos, embora o futuro do mercado de imóveis continue incerto.

O Tesouro Direto, que estava em quarto lugar em março, caiu para a sexta colocação. Em abril, os títulos com vencimento mais longo foram os que mais sofreram, com destaque para os títulos atrelados à inflação (Tesouro IPCA+) com vencimentos em 2035 e 2045, que registraram as maiores perdas no mês.

Fonte: Valor Investe (05/05/2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".