sexta-feira, 29 de maio de 2020

TIC: Banda larga fixa ultrapassa a telefonia fixa no Brasil


 
A banda larga fixa superou, pela primeira vez, os acessos da telefonia fixa no Brasil, conforme dados divulgados pela Anatel nesta quinta-feira, 28/05. Impulsionada pelos provedores Internet, a banda larga fixa fechou março com 33 milhões de acessos ativos. Os prestadores de serviços Internet fecharam o terceiro mês do ano com 32,1% de market share, consolidando a liderança do mercado e ficando à frente da Claro, com 29,3%. No ranking nacional da banda larga fixa, a Vivo aparece na segunda posição com 20,6% e a Oi na terceira posição com 15,6%.

Mas o mês de março - que demarcou o começo da pandemia de covid-19 no Brasil  - não foi bom para os setor, que perdeu 151,8 mil assinantes em relação a fevereiro e será preciso acompanhar o impacto da Covid-19 após esses dois meses de isolamento social. O sucesso da banda larga fixa  trouxe um impulso à implantação e ao uso fibra ótica, que cresceu, de acordo com dados da Anatel, 70,4% nos últimos 12 meses - março a março - com 11,3 milhões de acessos, ou 34,3% do total de assinaturas.

Em contrapartida, a telefonia fixa só faz cair no Brasil. Em 12 meses, 3,9 milhões de contratos foram cancelados, com as concessionárias registrando uma queda de 14,2%. A baixa também atingiu às autorizadas, que tiveram uma redução de 6,5% no mesmo período. Na telefonia fixa, a Vivo aparece na primeira posição com 31,2%, a Oi com 30,6% e a Claro com 29,2%.

Outro segmento em forte baixa é o da TV por assinatura, que perdeu mais 1,9 milhão de assinantes em 12 meses fechando o período com 15,4 milhões. Em 2019, eram 17,3 milhões. A Claro, somando Embratel e NET, mantém uma liderança folgada com 49% de market share. A Sky/AT&T desponta na segunda posição, mas bem atrás com 29,8%. A Oi aparece na terceira posição com 9,8% e a Vivo na quarta posição com 8,3%.

Os dados da Anatel revelam ainda que  o setor de Telecomunicações no Brasil fechou março com 307,3 milhões de acessos, contabilizando-se os serviços de Telefonia Móvel, Telefonia Fixa, Banda Larga Fixa e TV por Assinatura.

Fonte: Convergência Digital (28/05/2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".