sábado, 19 de setembro de 2020

TIC: CPQD tem plataformas open source de IoT (Internet das Coisas) e IA (Inteligencia Artificial) para uso no campo

 


Com cinco anos de atuação nesse mercado, CPQD tem cerca de 500 startups conectadas em seu ecossistema

Com cinco anos de atuação no mercado agro, o CPQD tem um histórico de pesquisa, testes e inovações que aproximam muitas empresas interessadas em investir ou crescer na área. E para atrair ainda mais parceiros e incentivar a digitalização do agro, o centro de pesquisas vem desenvolvendo plataformas digitais, no conceito open source, para reduzir o risco e esforço dos interessados. Duas delas já estão prontas, a de IoT e outra de Inteligência Artificial. Uma terceira, de blockchain, está em fase final de desenvolvimento.

Segundo Fabrício Lira Figueiredo, gerente de Desenvolvimento de Negócios em Agronegócios, a experiência do CPQD começou com o projeto conjunto com o grupo São Martinho e Trópico para criar uma infraestrura de rede 4G que proporcionasse cobertura suficiente em quatro usinas da empresa. O piloto foi realizado em Pradópolis e resultou em uma solução na faixa de 250 MHz que hoje é comercializada pela Trópico.

“Cada cenário exige uma solução diferente, por isso somos agnósticos em termos de tecnologia”, comentou Fabricio Lira Figueiredo, gerente de Desenvolvimento de Negócios em Agronegócios. O foco do CPQD é trabalhar com inovação aberta, motivo pelo qual já tem cerca de 500 startups conectadas à empresa e opera também com obtenção de investimento para algumas via Embrapii.

Na sua avaliação, o grande desafio nesse setor é saber gerar valor para os dados que chegam para processamento. Na sua avaliação, os grandes produtores foram os protagonistas na inovação e há alguns anos já experimentam o benefício do processo contínuo da inovação e amanhã terão “uma avalanche de dados”.

“O desafio colossal no Brasil está na transformação digital dos pequenos e médios produtores”, observou. Para ele, é preciso passar por um processo de convencimento para levar a tecnologia para dentro dessas fazendas, o que requer capacitação até da assistência técnica, que hoje tem feito esse papel”, analisou.

O executivo participou hoje do Painel A captura dos Dados e a Inteligência na Análise Revolucionam o Setor, do Agrotic 2020 promovido pela Momento Editorial em parceria com a EsalqTec.

Fonte: TeleSíntese (17/09/2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".