sexta-feira, 10 de maio de 2013

Desaposentação: STF só julgará ação com indicação de novo ministro. Quem tem ação na Justiça tem mais chance de receber, antes mesmo do STF julgar


STF irá julgar ainda se é permitido renunciar a benefício já concedido; resultado pode invalidar decisão do STJ 

Mesmo com a aprovação da troca da aposentadoria, em julgamento anteontem no STJ (Superior Tribunal de Justiça), o aposentado que trabalha não tem assegurado o direito a um novo benefício.
Isso porque a questão ainda deve ser julgada no STF (Supremo Tribunal Federal), que já analisa o assunto em outro processo.
O recurso extraordinário foi retirado de pauta com a aposentadoria do ex-ministro Carlos Ayres Britto em novembro e só deve ser analisado com a indicação do novo ministro para a vaga, que herdará a relatoria.
No processo no STF, o tribunal irá julgar se o aposentado pode renunciar a benefício já concedido. Caso decida que não, a troca da aposentadoria, autorizada pelo STJ, perde a validade.
Além disso, o processo no STF foi definido como de repercussão geral. Nesses casos, o Supremo também analisa o impacto econômico que a medida pode causar.
Hoje, o aposentado que trabalha paga as contribuições ao INSS (Previdência Social), mas não tem nenhuma contrapartida. O valor não é somado à aposentadoria e ele não recebe o valor de volta ao deixar o trabalho.
A troca do benefício permite incluir no novo cálculo as contribuições pagas após a concessão da primeira aposentadoria. Além disso, o segurado faz novo pedido com mais idade, o que reduz o fator previdenciário.
Os tribunais de instâncias inferiores são orientados a seguir a decisão do STJ, mas, para a advogada especialista em Previdência Marta Gueller, não é possível afirmar como essas cortes vão agir.
"O TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que atende os Estados do Sul) já entende como o STJ, então deve continuar dando a troca de aposentadoria", disse.


Quem pode conseguir já a troca de aposentadoria 

O aposentado do INSS que continuou trabalhando e precisou entrar na Justiça para conseguir a desaposentadoria tem chances de conseguir a troca de seu benefício antes de o STF (Supremo Tribunal Federal) dar a decisão final.
As chances são maiores, segundo a advogada Adriane Bramante, do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário), quando o INSS não apresentou recurso ao STF ou quando o aposentado perdeu a ação do TRF (Tribunal Regional Federal).
Essa última situação favorece o aposentado porque seu recurso ficou parado no tribunal, aguardando para ser enviado ao STJ. Com a decisão, a tendência é que a decisão seja encerrada e favorável ao segurado.


Fontes: Folha de SP e Agora SP (10/05/2013)

Um comentário:

  1. O STF está preocupado com o impacto econômico (certamente do governo) e nós aposentado que não conseguimos sobreviver com valor da aposentadoria e com isso continuamos a trabalhar e esse Tribunal ainda permite que nos tenhamos que contribuir para o INSS, já que contribuímos temos o direito de conseguir um benefício de maior valor. Isso acontece porque somos do regime Geral, não somos como deputados, Senadores e certamente os Ministros entre outro do Regime Único, pois se todos estivéssemos na mesma barca já teriam resolvido.

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".