segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Aposentadoria: Exame lança nova ferramenta de comparação entre fundos de previdência aberta

EXAME.com acaba de lançar uma nova ferramenta de assessoria financeira no canal de Seu Dinheiro: um comparador de planos de previdência privada aberta, fruto de uma parceria com o site BuscaPrev. A ferramenta apresenta e compara os melhores planos disponíveis em sua base de dados de acordo com o perfil do usuário, além de simular a rentabilidade e a reserva acumulada em cada um deles. São mais de 100 planos, de oito instituições seguradoras, com atualização semanal, nas quais são incluídos novos planos e parceiros.

O comparador está disponível na página de ferramentas de Seu Dinheiro, sob o item “Aposentadoria”, e diretamente no link http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/ferramentas/previdencia-privada/. É possível comparar planos de previdência para a aposentadoria ou para menores idade, voltados para os pais que quiserem investir para seus filhos desde a infância, a fim de formar uma reserva para a vida adulta.
O usuário deverá preencher o comparador com seus dados pessoais, a idade que deseja se aposentar e os valores com os quais deseja contribuir mensalmente. O valor de aporte inicial não é obrigatório. Depois, é só informar o tipo de declaração de Imposto de Renda utilizada – se completa ou simplificada – e o perfil de investimento – se mais conservador ou mais arrojado.
Se quiser, o usuário pode utilizar as “opções avançadas”, para escolher um cenário econômico, o que pode aumentar ou reduzir a taxa de juro real utilizada na simulação de rentabilidade dos planos. Para cenários pessimistas são usadas taxas menores, e para cenários otimistas, taxas maiores. Esse é um dos parâmetros mais importantes para a simulação da renda na aposentadoria, uma vez que as previsões para períodos de investimento tão longos costumam ser bastante vagas.
Nas opções avançadas também é possível escolher o tipo de renda a ser obtido na aposentadoria e se já há valores acumulados em outro plano de previdência, a partir do qual se deseja fazer a portabilidade. Toda a ferramenta é acompanhada de tutoriais com explicações sobre cada item.
Fonte: Exame.com (15/10/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".