sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Sistel: Criação de um canal exclusivo para denúncias na Sistel é revindicado, sem sucesso, desde 2012


Vejam o teor da mensagem transmitida pelo ex-conselheiro fiscal da Sistel, Sebastião Mamão, a todos conselheiros eleitos e Associações de Aposentados ligados às Fundações Sistel e Atlântico:

Prezados Conselheiros,

Conforme os assuntos em destaque na Mídia Nacional, a exemplo da matéria abaixo, divulgada em O GLOBO, e lembrando o Nobel de Literatura Gabriel Garcia Márquez, que nos leva a destacar: “Quantas tragédias, grandes e pequenas, tiveram seu anúncio tão escancarado quanto ignorado?”, peço a atenção dos nossos Conselheiros:

Quando da função de Conselheiro Fiscal da Sistel, em Reunião do CF, de 28-02-2012, apresentei aos demais Conselheiros, com aprovação de todos os membros, para que fosse levada ao Conselho Deliberativo para aprovação, a importante medida por parte da Fundação, a criação de um CANAL DE DENÚNCIAS, assim constando em Ata do CF, naquela data:

“CANAL DE DENÚNCIAS – De acordo com as melhores práticas de Governança Corporativa que a Sistel tem buscado aprimorar, a exemplo do Comitê de Riscos, recentemente constituído, o Conselho Fiscal, alinhado ao aprimoramento de gestão de controles de riscos, propõe que seja levada à aprovação pelo Conselho Deliberativo a proposta de criação de um CANAL DE DENÚNCIAS, instrumento comum nos controles internos, como os exigidos pela Lei Sarbanes-Oxley (SOX).”

Nesta oportunidade, tomo a liberdade de consultar aos prezados Conselheiros, se este importante instrumento de gestão (CANAL DE DENÚNCIAS) foi implementado pela Sistel, e ainda, se suas atividades, bem como os trabalhos do Comitê de Riscos (e suas respectivas Atas de Reuniões) tem sido apreciados pelos Conselheiros eleitos.

Nossa expectativa, como Assistido na Sistel, é que tais importantes instrumentos de gestão (benéficos à própria Entidade), se ainda não foram implantados, SEJAM colocados na Pauta das respectivas Reuniões dos Conselhos E VIABILIZADOS ATRAVÉS DOS CONSELHEIROS ELEITOS.
Agradeço, desde já, a atenção dos prezados Conselheiros.
Att.,

Sebastião Mamão
Matrícula Sistel 507660 (BH-MG)

Nota da Redação: Muito boa a iniciativa do Sr. Mamão, que logicamente deverá contar com um canal exclusivo para este fim e sem a necessidade de identificação de seu autor, visto que atualmente é impossível efetuar-se qualquer queixa anônima, fato que inibi qualquer participantes de efetuá-la, sempre com receio de represálias.
Ao mesmo tempo sua implantação seria uma demonstração de transparência por parte da Sistel. Ficam então incumbidos, os Srs. Conselheiros eleitos, de levar esta proposta adiante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".