Três propostas que aumentam os gastos públicos estão na pauta da Câmara esta semana. Numa delas, deputados devem votar emenda constitucional a ser examinada, em primeiro turno, que concede aposentadoria integral por invalidez ao servidor público, independentemente do motivo da invalidez.
Na ampliação da aposentadoria por invalidez (PEC 170/12), o governo quer mudar o texto para deixar claro que os pagamentos não serão retroativos. Segundo a autora da proposta, deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), a mudança na Constituição vai garantir a todo servidor público que ficar incapacitado para o trabalho sua remuneração integral.
A Constituição assegura a aposentadoria por invalidez com proventos integrais apenas nos casos de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave prevista em lei, como hanseníase, paralisia irreversível e mal de Parkinson. Nos casos em que o acidente ocorre fora do trabalho, o funcionário tem direito a remuneração proporcional ao tempo de contribuição.
Fonte: Uol (23/11/2014)
domingo, 23 de novembro de 2014
Aposentadoria: Congresso vota esta semana mudanças na Constituição com melhorias na aposentadoria por invalidez do servidor público. Para empregados filiados ao INSS, nada.
Postado por
Joseph Haim
às
22:16:00
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
Aposentadoria
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".