quarta-feira, 6 de maio de 2015

Fundos de Pensão: Situação de fundos de pensão de empresas estatais será analisada pela CDH


A situação dos fundos de pensão Funcef, Previ, Petros, Postalis, Fundação Banrisul de Seguridade Social e Fundo de Pensão Igeprev do Estado do Tocantins será debatida em audiência pública interativa promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) nesta quinta-feira (7). Qualquer pessoa pode participar do debate pelo portal e-cidadania ou pelo Alô Senado – 0800 61 2211.

De acordo com o senador Paulo Paim (PT-RS), que pediu a audiência, o objetivo é o de aprofundar o assunto, pois o senador entende que está havendo o uso indevido do dinheiro dos trabalhadores.

— Infelizmente nós estamos vendo que os fundos de pensões estão apresentando resultados negativos, o que vai trazer um prejuízo enorme para os aposentados e pensionistas atuais e os futuros aposentados. Por isso, queremos cortar o mal pela raiz — afirmou.

CPI
Os supostos desvios envolvendo recursos dos fundos de pensão são objeto de um pedido de criação de comissão parlamentar de inquérito (CPI) protocolado pelo líder do PSDB, Cássio Cunha Lima (PB). A leitura do requerimento de criação da CPI ainda não foi feita em Plenário. Depende de decisão do presidente Renan Calheiros.

O objetivo da CPI é o de investigar prejuízos decorrentes dos investimentos realizados pelos fundos de pensão de empresas estatais. Em discurso no Plenário, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) afirmou que mais da metade dos prejuízos contabilizados pela chamada indústria dos fundos de pensão provêm exatamente de déficits decorrentes de operações realizadas no âmbito das empresas estatais.

Fonte: Jornal do Brasil (06/05/2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".