sábado, 8 de agosto de 2009

CPqD-Prev: Análise desempenho do 1. semestre 2009


Uma análise financeira sobre os resultados do plano CPqD-Prev no primeiro semestre de 2009 demonstra que o plano segue sólido (o Índice de Cobertura das Reservas Matemáticas - ICRM fechou junho de 2009 com um superávit de 9,10%), porem com uma pequena perda em seu patrimônio neste mes, devido ao fraco desempenho obtido nas aplicações com renda variável, onde tivemos uma perda com -4,46%. Com isto, a valorização mensal do plano em junho ficou em 0,01% enquanto a meta era de 0,91%.
Com relação ao semestre, alcançamos uma valorização no plano de 8,26% contra uma meta de 5,79%, porem as aplicações com renda variável ficaram longe da meta de 34,49%, alcançando somente 28,38%.
Enquanto a maioria dos fundos têm se voltado a aumentar sua participação na renda variável (mercado de ações) devido a queda acentuada da taxa de juros, o CPqD-Prev estranhamente diminuiu sua participação neste segmento de 13.22% em maio, para 12,47% em junho, alem de obter rendimentos menores que o de mercado (meta).
Um outro dado estranho encontrado no Relatório do Plano refere-se ao número de participantes e assistidos do CPqD-Prev: estes números estão congelados desde março em 1452 e 103, respectivamente.
Para maiores detalhes do desempenho no primeiro semestre, dê um clique sobre a tabela acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".