Sobre a diferença entre os Planos PBS e Prev da Sistel criados a partir de 1999 nas empresas privatizadas do Sistema Telebrás e dos incentivos financeiros havidos para os empregados aquela época migrarem, quase que obrigatoriamente, do primeiro plano para o segundo.
Quem ainda durante sua fase de empregado ativo de 1999 em diante foi quase que obrigado pela sua empresa a abrir mão das seguintes vantagens:
- ter um plano de saúde vitalício;
- ter seguro de vida em grupo;
- ter um plano solidário;
- aposentar-se com benefício fixo (80% do ultimo salário da ativa - INSS);
- de um plano que já continha aportes suficientes para garantir sua aposentadoria;
- de um plano que não corria riscos de variações de mercado.
Para entrar num plano novo, não solidário, sem plano médico hospitalar incluído e cheio de riscos de mercado, teria mesmo que ter uma compensação financeira para tal, que não foi alem de 5% de sua poupança.
Hoje podemos dizer que quem migrou no final da década de 90 do PBS para os Prev e se aposenta agora não obteve vantagem alguma financeira (a seguir neste ritmo de declínio da economia, os prejuízos serão muito maiores no futuro) e ainda abriu mão de receber os grandes superávits do PBS previstos para os próximos anos.
Na verdade uma das razões da existência de superavits nos planos PBS é justamente a migração quase que forçada que 90% dos participantes do PBS tiveram que fazer em 99.
Esclareço que não me refiro ao plano PBS-A e especialmente o Visão, da qual não o conheço, mas sim dos que migraram do PBS aos planos Prev de suas empresas privatizadas, quando ainda na ativa.
No meu caso não migrei para o PLANO PREV, mesmo assim, quando da minha aposentadoria (por invalidez) a SISTEL fez os cálculos como se houvesse migrado. Fazia o pagamento de manutenção de Segurado.
ResponderExcluirAtualmente, após ser "removido" da SISTEL para a FUNDAÇÃO 14 e posteriormente para a ATLANTICO, pago mensalmente o PAMA e não posso usufruir nem ao menos o SUPERAVIT do patrimônio que ajudei a construir ?
Caro Omar,
ResponderExcluirTodos nós que tralhávamos no Sistema TB participamos da construção do patrimônio do PBS. Mas com a segregação dos planos em 2000 e com os incentivos havidos para migração de planos (PBS para PBS-x), em troca de importantes perdas para os participantes, perdemos qualquer direito sobre o atual PBS-A, inclusive seu superávit, que nunca sai.
Quanto a questão levantada que a Sistel o considerou, no cálculo de sua aposentadoria por invalidez, como migrante ao plano Prev, vc deveria consultar o regulamento do seu plano de 2000 (imagino que que seja o PBS-Tele...) para verificar as condições do benefício de risco de invalidez vigentes naquela época.
Observe que, se já se passaram mais de 10 anos que vc se aposentou, acho não é mais possível entrar na Justiça para reaver qq diferença. Procure um advogado previdenciário que ele poderá te aconselhar melhor sobre este assunto.
Abs, Joseph