quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias do Grok sexualizado, Parceria Nvidia- OpenAI e nova rede social nada humana Moltbook, só de agente de IA

Pressionados para aumentar a popularidade do chatbot Grok, funcionários da equipe de dados humanos da xAI, startup de inteligência artificial, receberam do CEO Elon Musk um pedido para que se comprometessem a trabalhar com “conteúdo sensível, violento, sexual e/ou outros conteúdos ofensivos ou perturbadores”. De acordo com fontes ouvidas pelo Washington Post, a empresa passou a produzir material sexualizado, lançando publicamente companheiras de IA com conteúdo sexual, ignorando alertas internos sobre os riscos legais e éticos potencialmente graves da produção desse tipo de conteúdo, o que incluía imagens sexuais de crianças ou celebridades usando IA. A companhia não comentou sobre o caso. (Washington Post)

As ações da Nvidia caíram no início desta segunda-feira, após circular informações de que a fabricante de chips tinha interrompido seus planos de investir US$ 100 bilhões na OpenAI. O acordo havia sido anunciado em setembro passado, incluindo a construção de pelo menos 10 gigawatts de poder computacional para a gigante de IA. No entanto, o CEO da Nvidia, Jensen Huang, criticou a falta de disciplina na estratégia de negócios na companhia de Sam Altman, compartilhando preocupações sobre a concorrência de empresas como Google e Anthropic. No fim de semana, Huang voltou atrás em sua declaração, mas dizendo que o aporte não ultrapassará US$ 100 bilhões. (CNBC)

Sensação do momento no mundo tecnológico, o Moltbook ganhou a atenção do público por ser uma rede social onde agentes de IA interagem independentemente do controle humano. Diversas postagens na plataforma ganharam grande repercussão por representar um experimento descontrolado de agentes de IA conversando entre si. Mas uma falha de configuração no backend deixou APIs expostas em um banco de dados aberto, permitindo que qualquer pessoa assumisse o controle desses agentes e publicasse o que quisesse. Foi o que descobriu o hacker Jameson O'Reilly, que disse ter entrado em contato com Matt Schlicht, criador do Moltbook, para relatar a vulnerabilidade na segurança. (404 Media)

Fonte: Meio (03/02/2026)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".