Desde a Resolução CGPC nº 13, que no ano passado completou a sua primeira década de vida, as nossas entidades avançaram firmemente na cultura da governança e controle de riscos, simultaneamente ao salto conseguido na qualidade da gestão. “Mas é preciso ir além”, disse ontem o Presidente da Abrapp, José Ribeiro Pena Neto, ao participar de uma mesa-redonda que teve como tema exatamente os 10 anos da norma, tendo ao lado o Secretário-Adjunto da SPPC, José Edson da Cunha Júnior, o Diretor da Anapar, Antônio Braulio de Carvalho e o Vice-presidente da Apep, Marcelo Bispo, durante o IX Seminário de Educação Previdenciária, promovido pela Previc e SPPC. Em seguida, José Ribeiro elencou uma série de sugestões que, se adotadas, podem contribuir para que as entidades continuem avançando.
José Ribeiro defendeu, entre outros pontos, a estruturação do conselho de forma que deve ser compatível com o porte e complexidade da entidade. Pregou também a adoção de políticas de remuneração para os ocupantes dos órgãos de gestão, levando em conta inclusive o desempenho alcançado. Na mesma linha, mostrou-se favorável à possibilidade de contratação de conselheiros profissionais, algo que a seu ver poderá contribuir de maneira substancial para tornar as decisões cada vez mais isentas e tecnicamente bem fundamentadas.
Sugeriu também que se reveja, quanto ao conteúdo e finalidade, a “efetividade” do relatório de controles internos produzido pelo Conselho Fiscal. Ele notou que se pode avançar mais no envolvimento do CF, principalmente através da difusão de uma nova cultura capaz de favorecer a elaboração de relatórios com o nível de aprofundamento exigido.
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão (08/05/2014)
quinta-feira, 8 de maio de 2014
Fundos de Pensão: ABRAPP propõem melhorias na governança das EFPC's com dirigentes remunerados proporcionalmente ao desempenho da entidade e com conselheiros profissionais, alem de maior envolvimento do Conselho Fiscal
Postado por
Joseph Haim
às
13:02:00
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
fundos de pensão
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nada quanto à maior participação dos participantes e assistidos! Isto é bem ABRAPP!
ResponderExcluirEsta tarefa cabe a nós, participantes e as nossas Associações e Federação, além dos conselheiros eleitos por nós.
Excluir