quinta-feira, 13 de novembro de 2014
Fundos de pensão otimistas esperam crescer ativos em 7,7% reais ao ano
Os fundos de pensão, entidades fechadas de previdência complementar, esperam ampliar o total de ativos de R$ 700 bilhões para R$ 3,4 trilhões até 2035, passando de 13,8% do Produto Interno Bruto (PIB) para 40%.
A estimativa é do presidente da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência (Abrapp), José Ribeiro Pena Neto, feita durante o 35º Congresso Brasileiro de Fundos de Pensão. Ele considera um crescimento de 7,7% ao ano além da inflação nos ativos dos fundos.
A associação prevê que o número de participantes ativos, hoje de 2,4 milhões, crescerá de maneira constante nos próximos anos, chegando a 2,65 milhões em 2016 e somando 3,38 milhões em 2020. Até 2035, Pena Neto estima que o setor contará com 17,31 milhões de participantes em 2035.
Segundo Pena, as entidades fechadas de previdência complementar poderiam adicionar de imediato mais 900 mil pessoas ao sistema. Esse aumento seria viável com a realização de campanhas internas, principalmente nas entidades fechadas de previdência complementar, que têm percentual de adesão próximo a 65%. Esse potencial, segundo ele, é de 88% nas entidades de patrocínio público.
Para o médio prazo, o presidente da Abrapp enxerga potencial principalmente nos 6.500 sindicatos e 16.000 cooperativas que contam com 30 milhões de associados.
O crescimento poderá ser maior, segundo Pena Neto, “desde que haja desoneração das entidades, novas opções de planos com maior flexibilização de produtos, e estabilidade, fazendo com que a Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) seja um órgão de Estado”.
Fonte: Arena do Pavini (12/11/2014)
Postado por
Joseph Haim
às
00:15:00
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
fundos de pensão
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".