sexta-feira, 20 de julho de 2012

Fundos de Pensão: Assoc. dos Fundos de Pensão (APEP) reúne-se com ministro e SPPC para debater retirada de patrocínio

Apep debate com o ministro da Previdência Social a retirada de patrocínio 

Encontro também contou com as presenças dos secretários titular e adjunto da SPPC; reunião do CNPC que analisará propostas de novas regras sobre o assunto ainda não tem data prevista 
A diretoria da Associação dos Fundos de Pensão de Empresas Privadas (APEP) esteve reunida com o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, no último dia 26 de junho, em Brasília. Mario Sergio de Pina Ribeiro e Marcelo Macêdo Bispo, presidente e diretor da Associação, respectivamente, debateram com o titular da pasta as propostas, atualmente em discussão, de novas regras para a retirada de patrocínio, em encontro do qual também participaram o secretário-executivo do Ministério, Carlos Eduardo Gabas, o secretário de Políticas de Previdência Complementar, Jaime Mariz de Faria Júnior, e o seu adjunto, José Edson da Cunha Júnior. “Apresentamos considerações sobre o tema ao ministro, em reunião que foi das mais proveitosas. Ficamos muito satisfeitos com a acolhida recebida pelas nossas ideias”, destaca Ribeiro.
Na avaliação da APEP, a revisão das normas de retirada de patrocínio será decisiva para o sucesso, ou não, da estratégia de fomento à previdência complementar, definida como prioridade pelo Ministério da Previdência Social desde o ano passado. A meta do Executivo federal não é outra senão induzir mais e mais empresas a criarem fundos de pensão para seus funcionários. “Para entrar no sistema, contudo, os empresários terão que vislumbrar portas de saída destravadas e desobstruídas”, observa Bispo. “Caso contrário, barreiras de saída acabarão se tornando barreiras de entrada no sistema.”
A reunião do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) que tratará do assunto ainda não tem data. Só será agendada depois que os conselheiros analisarem as propostas encaminhadas à Secretaria de Políticas de Previdência Complementar (SPPC) por meio da Consulta Pública realizada entre 28 de maio e 11 de junho, que está em fase final de tabulação. Além dessas sugestões, o órgão colegiado irá se debruçar sobre o trabalho executado por uma Comissão Temática, composta por representantes de todo o setor, e o substitutivo apresentado, em junho, pelos porta-vozes dos participantes. 

Fonte: Apep/AssPreviSite (20/07/2012)
Muito estranho este incentivo do governo, apoiado pela APEP, à entrada de novas Patrocinadoras no sistema com a criação de novos fundos de pensão e, ao mesmo tempo, facilitar-se  a saída destas Patrocinadoras do sistema, quando bem entenderem. E os participantes, que investem a longo prazo em suas aposentadorias nestes fundos, como ficarão sem a segurança de continuidade destes fundos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".