terça-feira, 19 de março de 2013

TIC: Resultado da privatização fica claro no setor de telecom que atinge a mais baixa avaliação no índice de satisfação do consumidor da ESPM


Em fevereiro, a avaliação do setor de telecom foi de 23,6%, a menor desde que começou a ser mensurado em abril de 2011.

O Índice Nacional de Satisfação do Consumidor do setor de telecom registrou variação negativa pelo segundo mês consecutivo. Em fevereiro, a avaliação foi de 23,6%, a menor desde que começou a ser mensurado em abril de 2011, com queda de seis pontos percentuais. Medido pela ESPM e criado pelo professor pesquisador da escola, Ricardo Pomeranz, o INSC, que analisa 96 empresas de 24 setores, fechou o segundo mês do ano com retração de 0,6 ponto percentual, atingindo 53,4%.
De acordo com o estudo, a razão para a queda na satisfação dos consumidores com o setor de telecom está diretamente relacionada à piora da qualidade do serviço oferecido, como mostrou um vídeo no YouTube com mais de cinco milhões de views. Os usuários reclamaram dos serviços de internet, do atendimento telefônico e queda no sinal. As empresas analisadas pelo INSC neste setor são a Oi, Vivo, TIM e Claro.
 
Primeiro e único indicador brasileiro com dados totalmente levantados na internet, o Índice Nacional de Satisfação do Consumidor registrou, em fevereiro, queda na avaliação de 17 dos 24 setores pesquisados. Os resultados do setor de telecom foram os piores.

- lojas de departamento                     61,6% (-2 pontos percentuais)
- indústria automobilística                 60,2% (- 3 pontos)
- bebidas                                         82,6%          (- 1,1 ponto)
- personal care                                 76,1% (- 2 pontos)
- alimentos                                      72,4% (- 4,5 pontos)
- eletroeletrônicos                            60,4% (- 0,3 ponto)
- indústria farmacêutica                     73,3%          (- 2,5 pontos)
- saneamento básico                          38,8% (- 1,4 ponto)
- energia elétrica                             26,9% (- 0,7 ponto)
- indústria digital                          67,7% (- 0,2 ponto)
- gás                                           53,1% (- 3,2 pontos)
- seguradoras                                63,9% (- 2,3 pontos)
- telefonia fixa                              38,6% (- 2,3 pontos)
- bens de consumo                            67,4% (- 3,1 pontos)
- hospitais e laboratórios                   57,3% (- 10,3 pontos)
- transportes metropolitanos                 31,6% (- 3,8 pontos)
- telecom                                        23,6% (- 6 pontos)
 
Os demais setores analisados registraram alta:
- supermercados                           75,5% (+ 3,8 pontos)
- vestuário                                   75,5% (+ 1,5 ponto)
- construtoras                              52,4% (+ 7,3 pontos)
- convênios médicos                     58,3% (+ 10,2 pontos)
- aviação                                     64,3% (+ 2,4 pontos)
- drogarias                                   77,9% (+ 0,1 ponto)
- bancos                                      47,1% (+ 4,7 pontos)

Fonte: Aposentelecom e TeleSíntese (19/03/2013)

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