Com rentabilidade de 6,98% em 2013, FUNCEF é destaque no sistema de previdência complementar, onde o resultado médio foi de 0,2%
O Conselho Deliberativo da FUNCEF aprovou nesta quinta-feira (27/03) as Demonstrações Contábeis dos planos de benefícios da Fundação relativas a 2013.
A FUNCEF alcançou no exercício rentabilidade de 6,98%, um dos melhores desempenhos dentro do sistema de Previdência Complementar Fechado. Estimativas e balanços dos maiores fundos de pensão já divulgados revelam que o resultado mais expressivo de 2013 foi de 7,19%. A rentabilidade média entre 730 planos de benefícios de diferentes instituições ficou em 0,2%.
A rentabilidade da Fundação foi, no entanto, inferior à sua meta atuarial, de 11,37% (INPC+5,5%), refletindo as adversidades enfrentadas pelos investidores em geral e, em particular, pelas Entidades Fechadas de Previdência Complementar. Entre os maiores fundos de pensão do país, não houve resultado igual ou superior à meta estabelecida.
O ano de 2013 foi marcado por agravamento no Brasil dos reflexos da crise econômica global disseminada desde 2008, com persistentes dificuldades para o setor produtivo, como demonstra a acentuada retração nos preços de ações negociadas na Bovespa por empresas estratégicas.
A pressão inflacionária, potencializada por fatores internos e externos, levou o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) a inverter a trajetória da taxa básica de juros, com sucessivas elevações ao longo do último ano, saindo dos 7,25% registrados ao final de 2012 e retornando ao patamar de três anos atrás (10%).
Com expressivo volume de investimentos em renda variável e renda fixa, a FUNCEF suportou os impactos do baixo crescimento da economia global, convicta de que a gestão dos recursos dos planos de benefícios deve centrar-se no longo prazo, visando o pagamento de benefícios aos participantes durante décadas. A Fundação manteve-se firme na sua política de investimentos pautada por equilíbrio e rigor técnico no enfrentamento aos desafios conjunturais.
Fonte: site da Funcef (31/03/2014)
Nota da Redação: A título de comparação, em 2013 a Sistel obteve um rendimento entre -10,82 e -4,26% em seus dois maiores planos CV e BD, respectivamente. Seu resultado final ainda não foi publicado.
segunda-feira, 31 de março de 2014
Fundos de Pensão: FUNCEF (Caixa) destacou-se com bom resultado em 2013 (6,98%), ano adverso a maioria dos fundos de pensão que tiveram resultado médio de 0,2%
Postado por
Joseph Haim
às
12:33:00
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
fundos de pensão
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Essa notícia foi propaganda enganosa da DIRETORIA DA FUNCEF. Logo na sequência foi divulgado o DÉFICIT de R$ 3,116 bilhões.
ResponderExcluirCaro leitor anônimo, vc. tem toda razão, apesar da Funcef ter mantido sua meia verdade, até agora, no seu site. Rentabilidades abaixo da meta atuarial provocam déficits e foi isso que ocorreu em 4 de seus 5 planos.
ExcluirVeja novo post que acabo de colocar no blog, com os respectivos déficits. Obrigado pelo alerta.
nao estou encontrando o novo post sobre os deficits da funcef....se der..manda o link para luis-tt@hotmail.com
ResponderExcluirhttp://aposentelecom.blogspot.com.br/2014/04/fundos-de-pensao-depois-de-anunciar.html
Excluir