Hoje com notícias sobre investigação no X e Grok, artigo sobre Inteligência Artificial Geral publicada na Nature e vídeo com comentários sobre as melhores IAs
Os escritórios franceses do X, empresa de Elon Musk, foram alvo de uma operação da promotoria de Paris no âmbito de uma investigação que apura extração ilegal de dados e possível cumplicidade na posse e distribuição de pornografia infantil. O procurador informou que Musk e a ex-CEO da empresa, Linda Yaccarino, foram intimados a depor em abril. A apuração, iniciada com foco no funcionamento de algoritmos da plataforma, foi ampliada para incluir o Grok, acusado de gerar deepfakes sexuais sem consentimento. (BBC)
Aliás, o Grok continua gerando imagens sexualizadas de pessoas mesmo quando os usuários avisam explicitamente que elas não consentem, mostrou uma investigação da Reuters. Após o X anunciar restrições públicas ao sistema, repórteres testaram o Grok e constataram que, fora das publicações abertas na plataforma, o chatbot seguiu atendendo pedidos desse tipo, inclusive quando informado de que as imagens envolveriam pessoas vulneráveis. (Reuters)
Para ler com calma. Setenta e cinco anos após Alan Turing propor o teste que levaria seu nome, um grupo de pesquisadores afirma que a Inteligência Artificial Geral (IAG) já é realidade. Em um artigo recente publicado na Nature, os autores argumentam que modelos de linguagem avançados demonstram hoje competências cognitivas amplas e flexíveis comparáveis às humanas, por exemplo ao passar no próprio teste de Turing, resolver problemas de nível acadêmico avançado e auxiliar em descobertas científicas. Segundo eles, a resistência em reconhecer a IAG não decorre da falta de evidências, mas de definições confusas. O texto sustenta que exigir perfeição, autonomia, semelhança humana ou superinteligência impõe padrões que nem mesmo os humanos atendem. (Nature)
Meio em vídeo. No Pedro+Cora, os jornalistas Pedro Doria e Cora Rónai falam sobre as inteligências artificiais que mais usam diariamente e a diferença entre elas. No papo, comentam o valor das assinaturas para ter a versão pro do GPT, Gemini e Claude, como aproveitar ao máximo esse tipo de modelo de linguagem para realizar e gerenciar tarefas dentro de seus dispositivos e dicas de qual IA usar a partir do que usuário deseja executar. Confira aqui! (YouTube)
Fonte: Meio (04/02/2026)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".