sábado, 30 de novembro de 2019

Planos de Saúde: Pacientes e médicos são vítimas quando saúde vira negócio, diz médica americana



Para a médica de família Debra Blaine, modelos atuais não deveriam ser aplicados à saúde

A médica de família americana Debra Blaine revela os bastidores da indústria da saúde e os dilemas de uma época em que vida e morte são vistas como fonte de lucro no livro “Code Blue: The Other End of Stethoscope” (código azul: o outro lado do estetoscópio).

Para ela, os modelos de negócio atuais não deveriam ser aplicados à saúde.

“É um modelo que prioriza o lucro com parâmetros como quantidade e satisfação do consumidor, baseado em conveniência, aparência e rapidez. Essas coisas não são as considerações prioritárias em um tratamento médico.”

Princípios éticos como buscar o bem para qualquer pessoa e justiça para todos deveriam ser as considerações filosóficas de base para a prática da medicina, segundo a reumatologista Helena Carneiro Leão, que é presidente da Associação médica de Pernambuco e especialista em bioética pela Universidade do Porto.

Quando a doença vira mercadoria e a saúde, moeda de troca, a corda aperta também para os médicos.

Fonte:  Folha de SP (29/11/2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".