sábado, 23 de novembro de 2019

TIC: Com parceria do CPQD, Brasil terá sistema de compra e venda de energia elétrica por meio da blockchain



Cada vez mais a blockchain ganha espaço no Brasil, e agora é a vez de um sistema de compra e venda de energia baseado na tecnologia do Bitcoin.

O projeto conduzido pela concessionária de energia Copel Distribuição começou em agosto deste ano, em uma parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e o centro de tecnologia CPQD, segundo comunicado compartilhado com o Cointelegraph na última quinta-feira (21).

“A ideia é preparar as empresas de energia para as mudanças estruturais motivadas pelas transformações no setor elétrico, em particular pelos movimentos de descentralização, que incluem a geração distribuída, de digitalização e de mobilidade elétrica, bem como pelo crescente protagonismo do consumidor de energia”, disse Gustavo Klinguelfus, gerente do Programa de P&D da Copel Distribuição. 

Segundo ele, o projeto é um passo importante da Copel Distribuição em direção à massificação no país da geração distribuída, principalmente de energia fotovoltaica, conforme reportou o site.

A solução baseada em blockchain que está sendo criada pelo CPQD viabilizará a implantação de um marketplace descentralizado para a comercialização direta de energia elétrica entre consumidores e prosumidores (que produzem sua própria energia) no ambiente virtual. 

Com duração prevista de 21 meses, o projeto permitirá que o processo seja feito de forma segura, rápida e sem intermediários.

De acordo com Frank Toshioka, gerente do projeto por parte da Copel Distribuição, o sistema trará mais “opções economicamente atrativas para remunerar o excedente de energia injetada no sistema de distribuição, o que tende a impulsionar a expansão da GD (geração distribuída)”.

Fonte: Criptonizando (22/11/2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".