sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

INSS: Segurado fora da lista do teto pode ter de ir à Justiça

Revisão pelo teto
Os segurados que se aposentaram entre 1991 e 2003, com direito à revisão pelo teto, mas que ficaram fora da lista do INSS, não estão conseguindo uma resposta nas agências.
O motivo, segundo servidores do INSS e advogados ouvidos pelo Agora, é que o sistema com as revisões reconhecidas no posto ainda não foi atualizado.
O Agora percorreu 17 agências em São Paulo para saber se o aposentado ou o pensionista com benefício concedido entre 5 de abril de 1991 e 31 de dezembro de 2003, que não recebeu a carta de revisão do INSS, pode conseguir conseguir a grana direto no posto.
No total, 15 disseram que apenas quem recebeu a carta da revisão tem o pagamento no posto --outras duas não informaram.
Com isso, quem tem certeza que tem direito à revisão, mas não foi incluído na lista do INSS, deve ir à Justiça, segundo especialistas.
O ideal é fazer o pedido no posto e, se o INSS demorar mais que 45 dias, ou der a resposta negativa, procurar a Justiça.
Resposta
A Superintendência Regional do INSS em São Paulo informou que "existe um documento interno disciplinando as ações sobre a revisão pelo teto". O documento, entretanto, não foi divulgado.
De acordo com uma nota da assessoria de comunicação do órgão, "caso a pessoa entenda que se enquadra na revisão pelo teto, poderá se dirigir à agência da Previdência Social responsável pelo seu benefício e protocolar um pedido de revisão".
"Por último, esclarecemos que esta superintendência irá reforçar essa orientação, por meio do reenvio desse documento interno, a todas as unidades do INSS no Estado de São Paulo", afirma o comunicado.
A assessoria disse ainda que existem outras formas para verificar se o segurado tem direito à revisão pelo teto, mas não mostrou qual o sistema empregado pelos servidores nesses casos.
Ela disse que todos os pedidos serão processados e atribuiu a uma "falha de comunicação" o problema no atendimento. 

Fonte: Agora S.Paulo (09/12/2011)

2 comentários:

  1. engraçado... desde 1991, que venho brigando com a Olvidoria do INSS, pedindo a revisão da minha aposentadoria por invalidez, já tenho processo em Brasilia, tramitando ´há mais de 3 anos, sem respostas...o que tenho de fazer, para que o INSS cumpra com a parte dele????? Não sei mais!!!! E nem sei mais se deposite confiança na solução desse problema.

    ResponderExcluir
  2. engraçado... desde 1991, que venho brigando com a Olvidoria do INSS, pedindo a revisão da minha aposentadoria por invalidez, já tenho também, processo em Brasilia, tramitando ´há mais de 3 anos, sem respostas...o que tenho de fazer, para que o INSS cumpra com a parte dele????? Não sei mais!!!! E nem sei mais se deposite confiança na solução desse problema.

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".